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dc.contributor.advisorViana, Luciana Erina Palma
dc.creatorServat, Diego Ricardo
dc.date.accessioned2023-05-18T14:03:46Z
dc.date.available2023-05-18T14:03:46Z
dc.date.issued2004-07-02
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29115
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the ways and strategies of communication used by the Physical Education teacher with students who present Special Educational Necessities (SEN), as well as the student who do not present those needs included in regular classes of teaching. The population was composed of students enrolled in regular classes of Elementary School, having SEN student included in Public State Schools classes in Santa Maria/RS. To identify the ways and strategies of communication applied by the teacher in the Physical Education classes and the ways and strategies used by her with the student with Down’s Syndrome were the recording of five (05) Physical Education classes, where a form for analysis of each class was created and one interview with the Physical Education teacher of the group was accomplished. The following results have been observed: the teacher used both forms of communication (verbal and non-verbal communication) during the classes, bringing out the verbal way. The teacher did not modify his attitudes towards the included student and communicated equally as she did with the other students. During the explanation of activities the teacher used the verbal communication form as “starting point”. The teacher changed the communicative strategies in all classes, demonstrating a process with little routine features, presenting a character of unpredictability. Therefore, it is concluded that there is no rule for the communication between teacher and student with SEN and that the ways and strategies of communication used by the Physical Education teacher in classes must be adequate to the group’s characteristics and to the students’ individualities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.titleProfessor de educação física e aluno com necessidades educacionais especiais: as formas e as estratégias de comunicação utilizadas nas aulaspor
dc.title.alternativePhysical education teacher and the student with special educational necessities: the ways and the strategies of communication used in classeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo analisar as formas e as estratégias de comunicação do professor de Educação física com alunos sem e com Necessidades Educacionais Especiais incluídos em classes regulares de ensino. A população foi composta de alunos da rede regular do Ensino Fundamental, com alunos com NEE incluídos nas turmas de Escolas Públicas Estaduais de Santa Maria-RS. Para identificar as formas e estratégias de comunicação que o professor utilizou nas aulas de Educação Física e as formas e estratégias de comunicação utilizadas pelo mesmo com o aluno com Síndrome de Down utilizou-se a filmagem de cinco (05) aulas de Educação Física, onde elaborou-se uma ficha para análise de cada aula, e a realização de uma entrevista com o professor de Educação Física da turma. Obteve-se os seguintes resultados: a professora utilizou as duas formas de comunicação (comunicação verbal e não-verbal) durante as aulas, destacando-se a forma verbal. Com o aluno incluído a professora não modificou suas atitudes e se comunicou igualmente como com os demais alunos. Durante a explicação das atividades a professora utilizou a forma de comunicação verbal como “linha de largada”. A professora mudava as estratégias de comunicação em todas as aulas, demonstrando um processo pouco rotineiro e com caráter de imprevisibilidades. Assim conclui-se que, não existe uma regra para a comunicação entre professor e aluno com NEE, e as formas e as estratégias de comunicação que o professor de Educação Física se utiliza nas aulas deve adequar-se as características da turma e as individualidades dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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