dc.creator | Ramos, Edson Luiz | |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T15:10:53Z | |
dc.date.available | 2023-05-18T15:10:53Z | |
dc.date.issued | 2023-01-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29118 | |
dc.description.abstract | What we propose with this dissertation is to study and research Human Rights in
Professional and Technological Education (EPT) from the formative context of
the citizen person and with full ethical and political insertion in the society of his
time. This research proposal has the Federal Institute of Paraná – IFPR - campus
Curitiba as the center and focus of its studies, thus seeking, in its history, the
inclusion of the human person in the trajectory of the Institute referred to here.
Also, we ask if this form of education can impact and change the lives of those
involved? Based on this question, this work will seek to understand, through
quantitative data, the historical evolution of human rights education and how this
citizenship training would be and what would be the perception of teachers involved in the pedagogical work within the institute. Such information will be obtained through questionnaires applied to the teachers, thus including their training
and understanding of the research topic proposed here. How do these professors
articulate their pedagogical visions and how is this citizen vision present in the
pedagogical project of the IFPR- campus Curitiba? The methodology used will be
the analysis of data from the questionnaires carried out with the institution's professors. We also resorted to the IFPR documents and the curricular proposals of
the PPCs of the Curitiba campus courses present therein and which were used
throughout this research. With regard to the results, we observed that the IFPR
does not present the theme of Education in Human Rights in the PPCs of the
courses, but it is verified that it is highlighted by some professors in the classroom
in the disciplines they teach. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | por |
dc.subject | Direitos humanos | por |
dc.subject | Formação cidadã | por |
dc.subject | Professional and technological education | eng |
dc.subject | Human rights | eng |
dc.subject | Civic education | eng |
dc.title | Direitos Humanos: um olhar dos docentes e das docentes do Instituto Federal do Paraná campus Curitiba | por |
dc.title.alternative | Education in Human Rights as civic inclusion: the historical experience of the Federal Institute of Paraná campus Curitiba | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O que propomos com esta dissertação é estudar e pesquisar Direitos Humanos
na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do contexto formativo da
pessoa cidadã e com plena inserção ética e política na sociedade de seu tempo.
Essa proposta de pesquisa tem como centro e foco de seus estudos o Instituto
Federal do Paraná – IFPR - campus Curitiba buscando, assim, em seu histórico,
a inclusão da pessoa humana na trajetória do Instituto aqui referido. Também,
indagamos se essa forma de educação pode impactar e mudar a vida dos
envolvidos e envolvidas? A partir dessa pergunta, este trabalho buscará
entender, através de dados quantitativos, a evolução histórica da educação em
direitos humanos e como seria essa formação cidadã e qual seria a percepção
dos professores e professoras envolvidos no trabalho pedagógico dentro do
instituto. Tais informações serão obtidas através de questionários aplicados aos
docentes, incluindo-se, assim, as suas formações e compreensões do tema de
pesquisa aqui proposta. Como esses e essas docentes articulam suas visões
pedagógicas e como essa visão cidadã está presente no projeto pedagógico do
IFPR- campus Curitiba? A metodologia utilizada será a análise de dados dos
questionários realizados com os e as docentes da instituição. Recorremos
também aos documentos do IFPR e às propostas curriculares dos PPCs dos
cursos do campus Curitiba nele presentes e que foram utilizadas ao longo dessa
pesquisa. No que condiz aos resultados, observamos que o IFPR não apresenta
nos PPCs dos cursos a temática da Educação em Direitos Humanos, mas
verifica-se que a mesma é salientada por alguns docentes em sala de aula nas
disciplinas que ministram. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Ascísio dos Reis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9916588298312326 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Barin, Claudia Smaniotto | |
dc.contributor.referee1 | Oliveira , Francisco Nilton Gomes de | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira , Rosangela Gonçalves de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5885136140428317 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Técnico Industrial de Santa Maria | por |