Gestão e racismo: como enfrentar a dialética do preconceito?
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Data
2006-11-21Autor
Santos, Fernanda Gabriela Soares dos
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O trabalho, “Gestão e Racismo: como enfrentar a dialética do preconceito?”,
foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de
Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), partindo do princípio que
a miscigenação brasileira é uma realidade antiga, apesar de o preconceito racial ainda
estar oculto sob a bandeira da harmonia entre as raças, neste país. Nesse sentido, o
objetivo deste trabalho é investigar como a escola, lida com as questões raciais. A
investigação ocorreu pelos acessos metodológicos da oralidade e do método
qualitativo, por meio das Histórias de Vida. Dessa forma, o tema escolhido não se
limitou somente à explicação científica, mas também a minha história de vida, a qual
se confunde com o próprio processo de elaboração do trabalho, justificando as
escolhas feitas. Assim, a escolha dos sujeitos desta pesquisa, não se deu de forma
casual, sendo escolhidos professores dos anos iniciais, educação infantil e anos finais,
para que se ter noção do posicionamento desses professores ao lidarem com o racismo.
O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, sendo,
para isso, elaborado um roteiro. O registro dos dados se deu por meio de gravação com
posterior transcrição das falas dos entrevistados. Foi bastante difícil convencer os
professores e/ou gestores a darem suas opiniões, talvez porque falar sobre racismo
ainda incomode. O que observei durante as entrevistas, de uma forma bastante
acentuada, foi a maneira como alguns negavam a existência do preconceito racial no
Brasil, e mesmo em suas falas, deixavam vislumbrar um racismo próprio, porém
dissimulado, escondido em si mesmo. Essa situação é vista a partir da apresentação
deste trabalho.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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