Metodologias ativas no ensino de bioquímica: possibilidades e contribuições
Fecha
2023-03-30Primeiro membro da banca
Chitolina, Maria Rosa
Segundo membro da banca
Clasen, Bárbara Estevão
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A bioquímica é uma ciência interdisciplinar, presente no currículo de diversos cursos de nível
superior. Por conta da complexidade e abstração de seus conceitos, muitos estudantes a
percebem como uma disciplina desafiadora, principalmente os pertencentes ao primeiro
semestre dos cursos de graduação. Em decorrência da pandemia do coronavírus, o ensino de
bioquímica passou a ocorrer de maneira online, trazendo novos desafios a estudantes e
docentes. Esse fato trouxe a necessidade de investigação de novos métodos capazes de
aprimorar o ensino remoto de bioquímica. As metodologias ativas são abordagens centradas
no aluno, que despertam a autonomia dos estudantes, sua motivação e proporcionam uma
aprendizagem significativa. Dessa forma, apresentam-se como uma importante ferramenta
para auxiliar no ensino remoto de bioquímica. O objetivo deste estudo foi avaliar as
contribuições de diferentes estratégias de aprendizagem ativa no processo de ensinoaprendizagem de bioquímica dos estudantes de graduação entre o período que antecede e
procede à pandemia da Covid-19. Para isso, foi investigado a partir de questionários a
percepção dos estudantes do primeiro semestre em uma disciplina remota de bioquímica
frente a diferentes estratégias de aprendizagem utilizando metodologias ativas: jogos, Peer
instruction e lousa interativa. Este trabalho ainda apresenta relatos de experiências de pósgraduandos do programa de pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica
(PPGBTox) da Universidade Federal de Santa Maria, que usaram as metodologias ativas
como ferramenta didática nos estágios de docência orientada. O uso de estratégias de
aprendizagem ativa no ensino de bioquímica trouxe resultados satisfatórios em relação à
motivação, à participação durante as aulas e no engajamento com os conteúdos, em aulas
presenciais e remotas, tanto para os discentes quanto para os docentes. De modo geral, as
metodologias ativas contribuíram para uma melhor aceitação dos conteúdos de bioquímica,
facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: