Acessibilidade no aplicativo digital Grapho Game para estudantes com deficiência intelectual
Fecha
2023-03-14Primeiro membro da banca
Picada, Ângela Balbina Neves
Segundo membro da banca
Pavão, Silvia Maria de Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-
Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em
Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, e abordou a seguinte temática: Acessibilidade no
Aplicativo Digital Grapho Game para Estudantes com Deficiência Intelectual. O problema de pesquisa partiu da
seguinte pergunta: Explicar de que maneira o aplicativo Grapho Game contém recursos de acessibilidade para os
estudantes com deficiência intelectual? Diante disso, o objetivo geral foi analisar os recursos de acessibilidade do
aplicativo digital Grapho Game para os estudantes com deficiência intelectual. A metodologia desta dissertação
consistiu na pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, e do tipo exploratória/descritiva de cunho participativo,
tendo como análise, uma análise qualitativa dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram 10 estudantes matriculados
no 1.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental, com diagnóstico de DI, professora do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) de uma escola pública municipal de campo, localizada no interior de um município do RS.
Os Instrumentos de coletas de dados foi/foram um diário de campo, por meio de observação participante. Com
isso, foi utilizado o Guia WCAG - Guia de Consulta Rápida de acessibilidade, Nível A, que contém 34 diretrizes.
Logo, o objetivo desta análise metodológica implicou na verificação do quanto este Aplicativo Digital foi
acessível para o público alvo em estudo. Posto isto, realizou uma descrição detalhada dos quatros princípios;
Perceptível, Operável, Compreensível e Robusto dos critérios de acessibilidade do WCAG 2.1. (O nível de
conformidade A), que apresenta no total 34 critérios de acessibilidade. Os resultados deste estudo aconteceram por
meio de uma análise minuciosa realizadas pelos alunos com DI, durante a execução do jogo. Desta maneira, buscou
se identificar quais critérios de acessibilidade estavam presentes/ ausentes no Guia Rápido de acessibilidade
WCAG2.1). Portanto, ao final da pesquisa constatou-se a carência dos recursos de acessibilidade, não somente no
Aplicativo Digital Grapho Game, mas na maioria dos aplicativos disponibilizados pelas Webs. Estes aplicativos
poderiam ser pensados e levados em consideração as características e os níveis de deficiência de cada. Assim,
beneficiaria não só os sujeitos com deficiência intelectual, mas também todos os outros sujeitos que possuem algum tipo de deficiência.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: