Análise multidimensional da infraestrutura das instituições de educação profissional tecnológica no Rio Grande do Sul (2021)
Fecha
2023-04-24Primeiro membro da banca
Lazaretti, Lauana Rossetto
Segundo membro da banca
Pauli, Rita Inês Paetzhold
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O acesso à educação, além de ser um direito fundamental, também é condição necessária para
a cidadania, autonomia e liberdades individuais. Considerando a importância da oferta de uma
educação de qualidade para o desenvolvimento socioeconômico, este estudo tem como objetivo
analisar a infraestrutura das instituições de Ensino Profissionalizante e Tecnológico no Rio
Grande do Sul. Para identificação da origem e intensidade das privações em infraestrutura, foi
adotada uma abordagem multidimensional através da adequação do método Alkire-Foster. A
análise multidimensional permitiu uma melhor avaliação do contexto da infraestrutura das
instituições que ofertam EPT no Rio Grande do Sul, não apenas condizentes ao acesso e ao uso
das tecnologias, como também de suas condições básicas, acesso a recursos humanos, entre
outros. Assim, realizou-se levantamentos de dados e de informações sobre a situação
educacional do Rio Grande do Sul, sendo explorados com mais detalhamento os microdados
do Censo Escolar da Educação Básica 2021. Ao planejar a exposição dos dados, foram
analisados 14 indicadores que descreveram as condições infraestruturais das instituições de
Ensino do Rio Grande do Sul que tiveram alunos matriculados em 2021, tanto em instituições
federais, estaduais e municipais, quanto em instituições particulares. O estudo identificou que
as instituições federais, segundo os critérios avaliados, não apresentaram privações. Isso
explica-se pelos investimentos feitos em sua infraestrutura aos longos dos anos. O Índice de
Privação da Infraestrutura Escolar (IPIE) para o estado gaúcho foi de 9,19%. Dentre as
instituições que apresentaram maior IPIE, estão as instituições particulares (16,50%), as
municipais (8,30%) e as estaduais (4,26%). O melhor desempenho dentre os indicadores
apreciados na estimação do IPIE foi observado para a dimensão Acesso aos serviços básicos.
Todas as 443 instituições EPT em funcionamento em 2021 apresentavam esgoto sanitário. No
entanto, nem todas as instituições possuem Acesso à Internet para uso nos processos de ensino
e aprendizagem – em especial, 57,14% das instituições estaduais. Na dimensão Infraestrutura
básica da escola, 50% das instituições municipais apresentam privação de biblioteca, e 94,73%
das instituições particulares não possuem refeitório. Na dimensão Apoio pedagógico, as
instituições particulares apresentaram 88% em privação de Auxiliares de laboratório(s). Ao
considerar que a criação de oportunidades socioeconômicas e do desenvolvimento humano
perpassam o acesso aos sistemas de ensino formal, sugere-se à necessidade de estudos
específicos que incorporem na análise o cenário das instituições educacionais do estado gaúcho.
Com o propósito do acompanhamento da política e dos investimentos educacionais parece
central promover uma análise temporal de estudos comparados, considerando os diferentes
estados brasileiros.
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