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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorLacerda, Caroline Côrtes
dc.date.accessioned2023-05-23T14:37:19Z
dc.date.available2023-05-23T14:37:19Z
dc.date.issued2023-02-16
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29166
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze issues that need to be rethought at the IFFar Campus São Borja in terms of socioenvironmental aspects. As specific objectives, it aimed to identify the use of natural resources on Campus; verify the environmental practices developed in and by the institution; and identify socio-environmental aspects that need to be rethought. It was an exploratory research, with a qualitative methodology developed through an action research. It was implemented at the Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja in the sectors of the teaching area and administrative area. Questionnaires were applied through Google Forms, involving the following aspects: 1) survey of the consumption of natural resources; 2) main acquired and contracted goods; 3) completed works; 4) disposal practices adopted; 5) environmental practices already adopted, mainly with regard to waste disposal; and 6) capacity building needs. The data were tabulated in tables and analyzed qualitatively. Thus, we identified in relation to the use of natural resources that there was a reduction in the consumption of craft sheets, which may be related to the new habits learned during remote teaching. There are sectors that still do not carry out the correct disposal of waste and this demonstrates that managers need to manage these actions, since the lack of knowledge, added to the lack of specific dumps and information, makes environmental actions difficult. However, although the Institution develops socio-environmental actions, there is a need for training for the servers, as well as for the managers so that they can encourage the sectors and the academic community about these practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos naturaispor
dc.subjectInstituição de ensinopor
dc.subjectSustentabilidade socioambientalpor
dc.subjectNatural resourceseng
dc.subjectEducational institutioneng
dc.subjectSocio-environmental sustainabilityeng
dc.titleAções socioambientais desenvolvidas pelos setores no IFFAR campus São Borja-RSpor
dc.title.alternativeSocial and environmental actions developed by sectors at IFFAR campus São Borja-RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar questões que precisam ser repensadas no Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja no que tange aos aspectos socioambientais. Como objetivos específicos, buscou-se identificar a utilização de recursos naturais no Campus; verificar as práticas ambientalmente corretas desenvolvidas na e pela Instituição; e identificar aspectos socioambientais que precisam ser repensados. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória de campo, implementada no Campus São Borja nos setores da área do ensino e da área administrativa. Aplicaram-se questionários, por meio do Google Forms, envolvendo os aspectos: 1) levantamento do consumo de recursos naturais; 2) principais bens adquiridos e contratados; 3) obras realizadas; 4) práticas de descarte adotadas; 5) práticas ambientais já adotadas, principalmente com relação ao descarte de resíduos; e 6) necessidades de capacitação. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa. Com isso foi identificado, em relação à utilização de recursos naturais, que houve uma redução no consumo de folhas de papel, o que pode estar relacionado aos novos hábitos aprendidos durante o ensino remoto. Foi observado que existem setores que ainda não realizam o descarte correto dos resíduos e isso demonstra que os gestores precisam gerenciar essas ações, pois a falta de conhecimento, somada à falta de lixeiras específicas e informação, dificulta as ações ambientais. Entretanto, embora a Instituição desenvolva ações socioambientais, verificou-se a necessidade de capacitações para os servidores assim como para os gestores, para que esses possam incentivar os setores e comunidade acadêmica sobre essas práticas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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