As relações entre as práticas avaliativas e a produção do fracasso escolar
Resumo
Este estudo teve o objetivo de investigar como as práticas avaliativas utilizadas nas
escolas podem estar associadas ao fracasso escolar, principalmente com relação aos alunos
que apresentam baixo rendimento. Esta pesquisa, que inseriu-se numa abordagem
qualitativa de cunho descritivo, foi desenvolvida em duas escolas da rede pública de Santa
Maria-RS. Os métodos utilizados foram a observação e a entrevista semi-estruturada, no
intuito de se observar a realidade das escolas pesquisadas. A fundamentação teórica fez
uma breve análise das causas atribuídas ao fracasso escolar, das questões relativas à
influência da avaliação no processo de ensino e da importância da gestão democrática na
qualidade da educação. As informações coletadas evidenciaram que as causas atribuídas ao
fracasso escolar continuam ainda associadas ao aluno e sua família, mas observa-se uma
mudança de postura das escolas com relação à função da avaliação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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