Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorPujol, Maristela Silveira
dc.date.accessioned2023-05-25T13:35:41Z
dc.date.available2023-05-25T13:35:41Z
dc.date.issued2003
dc.date.submitted2003
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29192
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2003.por
dc.description.abstractIt is believed that a school which offers inclusive education has the appropriate qualifications to spread this kind of education. This school is supposed to give pupils with special needs conditions to attend classes and to obtain the adequate knowledge for their education. The present research is qualitative and utilized the semi-structured interview as an instrument. In this study, we can analyse the affective relationship between the pupils with special needs and the teacher, and between them and their classmates. It also analyses these pupils involvement in the activities proposed as well as the quality of the Physical Education classes adapted for them. Another relevant item analysed in this study is related to the posture of the teacher and the difficulties they face when teaching an heterogeneous group together with the inclusion of pupils with special needs. It is concluded that it is very hard to work with inclusive education when the teachers do not have the necessary knowledge to perform a work with quality. Considering the affective relationship, the study shows that the acceptance of pupils with special needs is very favourable in the school. However, the Physical Education classes are far from being relevant for these pupils.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.titleA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Físicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especialpor
dc.description.resumoAo tomarmos conhecimento que uma escola oferece educação inclusiva, acredita-se que esta apresente qualificações para que esse ensino se difunda, possibilitando ao aluno com necessidades especiais, condições necessárias para que possa freqüentar essa escola e obter conhecimento adequado para a sua formação. A pesquisa realizada caracterizou-se por ser uma pesquisa do tipo qualitativa, onde foi utilizado como instrumento à entrevista semi-estruturada. Neste estudo pode-se verificar as relações de afetividades do portador de necessidades especiais com seus colegas e com o professor, bem como analisar o seu envolvimento nas atividades oferecidas e a qualidade da aula do professor frente à educação física adaptada com vistas à inclusão desse aluno. Outro item abordado neste estudo, e que representa muita importância quando se trata de educação inclusiva, é o posicionamento do professor frente a este assunto, suas dificuldades e inquietudes ao proporcionar educação para uma turma bastante diversificada e com alunos com necessidades especiais inclusos. De posse dos dados, concluiu-se que é muito difícil trabalhar com inclusão quando os próprios professores não detém o conhecimento necessário para realizar um trabalho com qualidade. Quanto à investigação feita levando-se em conta a afetividade, essa não apresentou nenhum ponto negativo, pois a aceitação do aluno especial é bastante favorável. Já no que se refere às aulas de educação física adaptada, estas deixaram muito a desejar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto