dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Pujol, Maristela Silveira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T13:35:41Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T13:35:41Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.date.submitted | 2003 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29192 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2003. | por |
dc.description.abstract | It is believed that a school which offers inclusive education has the appropriate qualifications to spread
this kind of education. This school is supposed to give pupils with special needs conditions to attend
classes and to obtain the adequate knowledge for their education. The present research is qualitative
and utilized the semi-structured interview as an instrument. In this study, we can analyse the affective
relationship between the pupils with special needs and the teacher, and between them and their
classmates. It also analyses these pupils involvement in the activities proposed as well as the quality of
the Physical Education classes adapted for them. Another relevant item analysed in this study is
related to the posture of the teacher and the difficulties they face when teaching an heterogeneous
group together with the inclusion of pupils with special needs. It is concluded that it is very hard to work
with inclusive education when the teachers do not have the necessary knowledge to perform a work
with quality. Considering the affective relationship, the study shows that the acceptance of pupils with
special needs is very favourable in the school. However, the Physical Education classes are far from
being relevant for these pupils. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.title | A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial | por |
dc.description.resumo | Ao tomarmos conhecimento que uma escola oferece educação inclusiva, acredita-se que esta
apresente qualificações para que esse ensino se difunda, possibilitando ao aluno com necessidades
especiais, condições necessárias para que possa freqüentar essa escola e obter conhecimento
adequado para a sua formação. A pesquisa realizada caracterizou-se por ser uma pesquisa do tipo
qualitativa, onde foi utilizado como instrumento à entrevista semi-estruturada. Neste estudo pode-se
verificar as relações de afetividades do portador de necessidades especiais com seus colegas e com
o professor, bem como analisar o seu envolvimento nas atividades oferecidas e a qualidade da aula
do professor frente à educação física adaptada com vistas à inclusão desse aluno. Outro item
abordado neste estudo, e que representa muita importância quando se trata de educação inclusiva, é
o posicionamento do professor frente a este assunto, suas dificuldades e inquietudes ao proporcionar
educação para uma turma bastante diversificada e com alunos com necessidades especiais inclusos.
De posse dos dados, concluiu-se que é muito difícil trabalhar com inclusão quando os próprios
professores não detém o conhecimento necessário para realizar um trabalho com qualidade. Quanto
à investigação feita levando-se em conta a afetividade, essa não apresentou nenhum ponto negativo,
pois a aceitação do aluno especial é bastante favorável. Já no que se refere às aulas de educação
física adaptada, estas deixaram muito a desejar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |