Marketing digital: mapeamento das informações existentes nos blogs de viagens brasileiros
Resumen
Nesse estudo foi realizado um levantamento de dados de blogs brasileiros sobre
viagens, buscando identificar as diversas informações disponibilizadas que atendem a
diferentes tipos de públicos e a propagação de influencer no mercado turístico, com a
descrição e análise em quadros para retratação de suas características gerais e destinos,
também um foco nas informações específicas sobre o turismo no Brasil. Um blog é um site
que tem como objetivo a publicação de postagens, com conteúdo contendo textos, vídeos e
fotos, que podem se tornar relevantes para uma estratégia de marketing digital. Os blogs
relacionados ao setor de turismo caracterizam-se pela personalização em que o próprio
redator publica artigos e informações vivenciadas em suas viagens, seu cotidiano e/ou
experiências passadas. Esse estudo mostra como os blogs de turismo se tornaram uma
tendência e que sua principal ferramenta é a informação, que é divulgada por meio da
percepção de cada detalhe, de mapeamentos e de dicas. Tornou-se cotidiano buscar
informações e, normalmente a primeira coisa a se fazer antes de viajar é busca informações
de um destino. Neste contexto, a intenção dos blogs turísticos é gerar o máximo de
informações possíveis usando todas as possibilidades que as ferramentas de redes sociais
têm a oferecer, mostrando sua opinião sobre as empresas turísticas e, nesse cenário
proporcionar divulgação de agencias, hotéis, restaurantes e ofertas a atrativos turísticos. Os
resultados do levantando demonstraram que há um padrão de informações comum a todos
os blogs, tais como: e-books: hospedagem, destinos turísticos, roteiros turísticos,
gastronomia e cultura; informações de serviços: restaurante, hotéis, seguro de viagem, chip
internacional e alugar carro; redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: