O professor de educação física enquanto mediador na construção de um tempo livre dotado de sentido concreto
Resumo
O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho
“abstrato” e trabalho “concreto”, o papel do Professor de Educação Física enquanto
mediador na construção de um tempo livre dotado de sentido concreto, bem como
um tempo de trabalho. Sabemos que a prática pedagógica está direcionada pela
prática social como um todo, revelando assim a visão de mundo do professor, com
esse intuito, o presente estudo procurou também compreender o que o Professor de
Educação Física faz no seu tempo livre. A pesquisa integra professores da rede
pública de ensino do município de Santa Maria/RS. Esses sujeitos foram
entrevistados, para que suas idéias servissem como aportes para o estudo. Embora
não existam conclusões fechadas a respeito do tema focado na pesquisa,
acreditamos que o trabalho hoje desenvolvido pelos Professores é um tempo de
trabalho abstrato, assim como um tempo livre abstrato, apesar de evidenciarmos que
já existem reflexões a respeito, mas ainda nada que se efetive na prática concreta,
tanto do ato pedagógico como do próprio tempo livre. Assim sendo, é preciso um
tempo maior de dedicação ao tema e, também, de discussão da própria organização
do tempo e dos objetivos a serem alcançados dentro das escolas, para que se
chegue a uma possível ação/transformação pedagógica.
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