dc.contributor.advisor | Ronsini, Veneza Veloso Mayora | |
dc.creator | Silva, Dafne Reis Pedroso da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-26T15:12:53Z | |
dc.date.available | 2023-05-26T15:12:53Z | |
dc.date.issued | 2006-12-07 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29219 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Recepção | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Audiência popular | por |
dc.title | Recepção cinematográfica: um estudo de caso sobre a audiência popular do cineclube Lanterninha Aurélio Itinerante | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo geral analisar como a audiência popular do cineclube santamariense
Lanterninha Aurélio Itinerante se apropria, ou seja, interpreta e usa o gênero
cinematográfico. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. As
técnicas de coleta de dados foram a observação participante e entrevista semi-estrutura. Cinco
exibições foram acompanhadas e oito receptores, de diferentes idades e gênero foram entrevistados.
A revisão bibliográfica baseou-se nos estudos de recepção pertencentes à perspectiva dos estudos
culturais latino-americanos, além da utilização de autores como Stuart Hall para tratar do conceito de
popular e Robert Stam sobre gênero cinematográfico. Concluiu-se que a recepção cinematográfica se
dá em casa, majoritariamente, por meio da televisão. O gosto é construído pela oferta da mídia, ou
seja, filmes de ação, aventura, comédia e terror, principalmente norte-americanos. O interesse pelos
filmes que são exibidos pelos cineclubistas é expresso por uma recepção participativa. Os jovens
utilizam o cinema como motivo de encontro com os amigos e adultos e velhos para descanso e
reflexão. As mediações mais significativas no processo de recepção cinematográfica são as
institucionais: família, trabalho e escola; as massmediáticas: a televisão, o rádio e o cinema; e as
mediações de referência: classe popular e grupo etário. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |