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dc.contributor.advisorRonsini, Veneza Veloso Mayora
dc.creatorSilva, Dafne Reis Pedroso da
dc.date.accessioned2023-05-26T15:12:53Z
dc.date.available2023-05-26T15:12:53Z
dc.date.issued2006-12-07
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29219
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecepçãopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectAudiência popularpor
dc.titleRecepção cinematográfica: um estudo de caso sobre a audiência popular do cineclube Lanterninha Aurélio Itinerantepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationComunicação com ênfase em Comunicação Midiáticapor
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo geral analisar como a audiência popular do cineclube santamariense Lanterninha Aurélio Itinerante se apropria, ou seja, interpreta e usa o gênero cinematográfico. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. As técnicas de coleta de dados foram a observação participante e entrevista semi-estrutura. Cinco exibições foram acompanhadas e oito receptores, de diferentes idades e gênero foram entrevistados. A revisão bibliográfica baseou-se nos estudos de recepção pertencentes à perspectiva dos estudos culturais latino-americanos, além da utilização de autores como Stuart Hall para tratar do conceito de popular e Robert Stam sobre gênero cinematográfico. Concluiu-se que a recepção cinematográfica se dá em casa, majoritariamente, por meio da televisão. O gosto é construído pela oferta da mídia, ou seja, filmes de ação, aventura, comédia e terror, principalmente norte-americanos. O interesse pelos filmes que são exibidos pelos cineclubistas é expresso por uma recepção participativa. Os jovens utilizam o cinema como motivo de encontro com os amigos e adultos e velhos para descanso e reflexão. As mediações mais significativas no processo de recepção cinematográfica são as institucionais: família, trabalho e escola; as massmediáticas: a televisão, o rádio e o cinema; e as mediações de referência: classe popular e grupo etário.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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