Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Sthefanny Saldanha de
dc.date.accessioned2023-06-01T11:14:31Z
dc.date.available2023-06-01T11:14:31Z
dc.date.issued2023-04-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29264
dc.description.abstractThrough the analysis of a tweet thread and the its comments, the objective of this work is to understand how race relations can be represented discursively in imaginary formations. The tweet thread is made by podcaster Déia Freitas, from the Não Inviabilize podcast, and it makes an exposition of racism on the digital social network Twitter. The exposition concerns the reaction of her listeners who, after finding the publication of her photos in a report made by the Trinta e Seis: Quarenzine blog, were surprised to find out that the podcaster is a black woman. In order to understand how race relations can be represented in the the discursive process of imaginary formations, we propose a discursive take on the notions of controlling images (GONZALEZ, 2018; COLLINS, 2019) and outsider (LORDE, 2020), in addition to a reflection about anticipations based on voice and speech (SOARES, 2019; SOARES; PIOVEZANI, 2019; SOARES; BOUCHER, 2020). Assuming discourse as an effect of meanings between A and B and that discursive processes operate from a series of imaginary formations between these positions (PÊCHEUX, 2014), we analyze the tweets that make up the corpus of analysis trying to understand how anticipations regarding voice and speech and controlling images operate in the discursive game between A (podcaster) and B (listeners). The production conditions of this work take into account the circulation of the corpus in the digital space (DIAS, 2018; 2021), addressing the constitution, formulation and circulation (ORLANDI, 2009) of discursive processes in the digital social networks Twitter, Instagram and in podcasts. From the discursive take on the notion of controlling images and the analysis of anticipations based on voice and speech by the listeners, we observe that the "talking properly" can be perceived as a trace historically associated to white subjects, representing, in speech, the colonizing and racist structure of Brazilian social formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPodcastereng
dc.subjectVoz e falapor
dc.subjectFormações imagináriaspor
dc.subjectTwittereng
dc.subjectImagens de controlepor
dc.subjectVoice and speecheng
dc.subjectImaginary formationseng
dc.subjectControlling imageseng
dc.titleImagens de controle no funcionamento discursivo das formações imaginárias: análise de uma exposição de racismo no Twitterpor
dc.title.alternativeControlling images in imaginary formations: analysis of an exposition of racism on Twittereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPor meio da análise de um fio de tweets e dos comentários que surgem a partir dele, este trabalho tem como objetivo compreender como as relações raciais podem estar representadas no funcionamento discursivo das formações imaginárias. O fio de tweets é feito pela podcaster Déia Freitas, do podcast Não Inviabilize, e faz uma exposição de racismo na rede social digital Twitter. A exposição diz respeito à reação de seus ouvintes que, após encontrarem a publicação de fotos do seu rosto em reportagem feita pelo blog Trinta e Seis: Quarenzine, mostraram surpresa ao constatarem que a podcaster é uma mulher negra. Para compreendermos como as relações raciais podem estar representadas no funcionamento das formações imaginárias, propomos um olhar discursivo sobre as noções de imagens de controle (GONZALEZ, 2018; COLLINS, 2019) e de outsider (LORDE, 2020), além de uma reflexão a respeito de antecipações baseadas na voz e na fala (SOARES, 2019; SOARES; PIOVEZANI, 2019; SOARES; BOUCHER, 2020). Partindo do pressuposto de que o discurso é definido como efeito de sentidos entre A e B e que os processos discursivos funcionam a partir de uma série de formações imaginárias entre essas posições (PÊCHEUX, 2014), analisamos os tweets que compõem o corpus de análise buscando compreender como antecipações a respeito da voz e da fala e as imagens de controle operam no jogo discursivo entre A (podcaster) e B (ouvintes). As condições de produção deste trabalho levam em consideração a circulação do corpus no espaço digital (DIAS, 2018; 2021), abordando a constituição, a formulação e a circulação (ORLANDI, 2009) dos processos discursivos nas redes sociais digitais Twitter, Instagram e nos podcasts. A partir da tomada discursiva da noção de imagens de controle e da análise de antecipações feitas com base na voz e na fala por parte os ouvintes, observamos que o “bem falar” pode ser compreendido como um traço associado historicamente a sujeitos brancos, representando, no discurso, a estrutura colonizadora e racista da formação social brasileira.por
dc.contributor.advisor1Rosa, Marluza Terezinha da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452330796648673por
dc.contributor.referee1Soares, Thiago Barbosa
dc.contributor.referee2Medeiros, Caciane Souza de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083665129761729por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International