dc.creator | Seling, Damaris Ramson Fuhrmann | |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T13:33:13Z | |
dc.date.available | 2023-06-05T13:33:13Z | |
dc.date.issued | 2023-03-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29299 | |
dc.description.abstract | The present dissertation was developed in the master's degree Program in Educational
Technologies in Network, line of research 2: Management of Educational Technologies
in Network, at the Federal University of Santa Maria. The theme originated during the
Covid-19 pandemic scenario, with the return to face-to-face classes after the remote
teaching period. It was investigated how literacy and literacy activities were provided
for students from public and private schools in Santo Angelo/RS during this atypical
period. In addition, it aimed to understand the role of technologies in this context,
whether or not the classes were mediated by digital technologies and how was the
access of students in the researched space to school contents. This is a research with
a qualitative approach, of an applied nature, regarding its objectives it is descriptive,
with survey procedures. The Remote teaching was already, in itself, a great challenge,
but when thinking about young children, at literacy ages, some teachers considered
that this challenge became even greater. Through questionnaires answered by
pedagogical coordinators and literacy teachers, it could be noted that there was effort
and dedication on their part so that literacy and literacy really happened. The role of
families and school management in this scenario was also analyzed, when observing
how much technologies still need to be inserted in the school context, since the level
of inequality of access to them was even more perceived during remote classes and
there was a lack of training of teachers in this area.For treating of one Professional
Master's research, it was elaborated a product of research, in this case, the Booklet:
literacy, literacy skills and digital technologies. It brings suggestions of activities
mediated by technologies that can contribute to the lesson plans of literacy teachers.
The booklet is an Open Educational Resource, in digital format that can be used in
different education systems, shared and adapted to each reality. This resource is
expected to be significant for literacy and literacy skills in several schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Covid-19 | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Literacy skills | eng |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | Remote learning | eng |
dc.title | Alfabetização, letramento e as tecnologias digitais no ensino remoto: a construção de uma cartilha digital | por |
dc.title.alternative | Literacy, literacy skills and digital technologies in remote education: the construction of a digital primer | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em
Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa 2: Gestão de Tecnologias
Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria. O tema teve origem
ainda durante o cenário da pandemia de Covid-19, com o retorno às aulas presenciais
após o período de ensino remoto. Investigou-se através dele, como foram propiciadas
as atividades de alfabetização e letramento para alunos de escolas públicas e
privadas de Santo Ângelo/RS durante esse período atípico. Além disso, tinha como
objetivo compreender o papel das tecnologias neste contexto, se as aulas foram
mediadas ou não por tecnologias digitais e como foi o acesso dos estudantes no
espaço pesquisado aos conteúdos escolares. Trata-se de uma pesquisa de
abordagem qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos é descritiva, com
procedimentos de levantamento. O ensino remoto já foi, por si só, um grande desafio,
mas ao pensar em crianças pequenas, em idades de alfabetização, alguns
professores consideraram que esse desafio ficou ainda maior. Através de
questionários respondidos por coordenadoras pedagógicas e professoras
alfabetizadoras, pôde-se notar que houve empenho e dedicação por parte delas para
que a alfabetização e o letramento realmente acontecessem. Também foi analisado o
papel das famílias e da gestão escolar neste cenário, ao observar o quanto as
tecnologias ainda precisam ser inseridas no contexto escolar, pois o nível de
desigualdade de acesso a elas foi ainda mais percebido durante as aulas remotas e
houve carência na formação dos professores nessa área. Por se tratar de uma
pesquisa de Mestrado Profissional, houve a elaboração de um produto de pesquisa,
neste caso, a Cartilha: alfabetização, letramento e tecnologias digitais. Ela traz
sugestões de atividades mediadas por tecnologias que podem contribuir com os
planos de aula dos professores alfabetizadores. A cartilha é um Recurso Educacional
Aberto, em formato digital que pode ser utilizado em diferentes sistemas de ensino,
compartilhado e adaptado a cada realidade. Espera-se que esse recurso seja
significativo para a alfabetização e o letramento em diversas escolas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fialho, Vanessa Ribas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3858909434538236 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, João Alberto da | |
dc.contributor.referee2 | Mallmann, Elena Maria | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4469247441620931 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |