dc.contributor.advisor | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.creator | Santos, Claudia Rosane da Silva dos | |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T14:15:25Z | |
dc.date.available | 2014-06-11T14:15:25Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/292 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work aims to investigate how the authors of GT05 ANPED realize the
democratic management in school. To analize its statements as the influences of
management in the school and ultimately determine the possibilities of manifesting
the democratic acts in the institucion an it implications. In order to achieve them, we
cast a qualitative methodologogy bibliographic. To collect the data we did the
analysis of such book report productions, 28 productions during ANPED the annual
meetings of 23 th and 27 th. Though this analysis we found that the school
community must be willing to fight and have opportunities to participate effectively in
school so that there is a democratic administration. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.subject | Democrática | por |
dc.title | Gestão democrática na escola: revisão de literatura | por |
dc.title.alternative | The work of management democratic school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polesine | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho sobre gestão democrática teve o intuito de investigar nos trabalhos selecionados como os autores do GT05 da ANPED percebem a gestão democrática na escola. Analisar suas afirmações quanto as influências da gestão na escola. E por fim averiguar as possibilidades de se manifestar atos democráticos na instituição e suas implicações. No intuito de alcançar os propósitos investigativos elencou-se uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico. Para a coleta dos dados realizou-se o fichamento e análise de 28 produções da ANPED no período das reuniões anuais do 23º ao 27º. Através dessa análise constatou-se que a comunidade escolar precisa querer, lutar e ter oportunidades de participar de modo efetivo para que na escola haja uma gestão democrática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |