Mostrar registro simples

dc.creatorSousa, Saymon Ricardo de Oliveira
dc.date.accessioned2023-06-05T16:55:41Z
dc.date.available2023-06-05T16:55:41Z
dc.date.issued2023-03-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29306
dc.description.abstractInnovation is a priority in developed countries, whose strategy for growth and competitiveness is differentiation in research and development of new technologies. To carry out the innovation process as an organizational strategy, it is important to understand that innovation is a complex task because it occurs at different levels, for different purposes and for issues of resource availability. This thesis aims to build and validate an instrument to evaluate and characterize the profile of innovation in products and services in Small Medium Enterprises in Brazil. The following methodology was adopted: literature mapping; the identification of theoretical gaps and delimitations of the study; description of research methods; the elaboration of the main theoretical constructs; the selection of measurement variables; the elaboration of a data collection instrument; validation of the research instrument questions; the selection of data analysis metrics; the application and analysis of the models used; validation of results; the description of the theoretical implications and; the presentation of suggestions for further research. The instrument was submitted to a validation process, aiming to maximize its reliability, optimize its understanding and eliminate any inaccuracies. The construct validation was performed by factor analysis on the total sample of 400 companies. The overall percentage of agreement was 77.61%. An alpha = 0.98 was obtained with a confidence interval of 95% and a Kaiser-Meyer-Olkim coefficient (KMO = 0.92), a result considered excellent, indicating adequacy of the correlation matrix for the factorial analysis. Bartlett's sphericity test was significant (p-value < 0.001) showing that the variables are correlated with each other. The main results of the study demonstrate adequacy regarding the content and construct validity for the assertions contained in the research instrument. The study makes an original contribution to the literature, highlighting the interest in expanding knowledge among the academic and professional community, in addition to enabling a deeper analysis of the relationship between the evaluated themes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectProdutos e serviçospor
dc.subjectAnálise fatorialpor
dc.subjectValidaçãopor
dc.subjectConfiabilidadepor
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectProducts and serviceseng
dc.subjectFactor analysiseng
dc.subjectValidationeng
dc.subjectReliabilityeng
dc.titleConstrução e validação de um instrumento para avaliação do perfil inovador de produtos e serviços em pequenas e médias empresas do nordeste brasileiropor
dc.title.alternativeConstruction and validation of an instrument to evaluate the innovative profile of products and services in small and medium-sized companies in the brazilian northeasteng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA inovação é prioridade em países desenvolvidos, que têm como estratégia de crescimento e competitividade a diferenciação na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias. Para realizar o processo de inovação como estratégia organizacional, é importante compreender que a inovação se trata de uma tarefa complexa em razão de ocorrer em diferentes níveis, por diferentes objetivos e por questões de disponibilidade de recursos. Esta tese tem como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar e caracterizar o perfil de inovação em produtos e serviços em Pequenas Médias Empresas no Brasil. Adotou-se como metodologia: o mapeamento da literatura; a identificação das lacunas teóricas e delimitações do estudo; a descrição dos métodos de pesquisa; a elaboração dos principais constructos teóricos; a seleção das variáveis de mensuração; a elaboração de um instrumento de coleta de dados; a validação das questões do instrumento de pesquisa; a seleção das métricas de análise de dados; a aplicação e análise dos modelos utilizados; a validação dos resultados; a descrição das implicações teóricas e; a apresentação das sugestões para pesquisas posteriores. O instrumento foi submetido a um processo de validação, objetivando maximizar sua confiabilidade, otimizar sua compreensão e eliminar eventuais imprecisões. A validação do constructo foi realizada pela análise fatorial sobre a amostra total de 400 empresas. O percentual global de concordância foi de 77,61%. Obteve-se um alpha = 0,98 com um intervalo de confiança de 95% e um coeficiente Kaiser-Meyer-Olkim (KMO = 0,92), sendo um resultado considerado excelente, indicando adequação da matriz de correlação para a análise fatorial. O teste de esfericidade de Bartlett foi significativo (p-valor < 0,001) mostrando que as variáveis estão correlacionadas entre si. Os principais resultados do estudo demostram adequação quanto à validade de conteúdo e de constructo para as assertivas contidas no instrumento de pesquisa. O estudo traz uma contribuição original à literatura, destacando o interesse pela ampliação do conhecimento entre a comunidade acadêmica e profissional, além de possibilitar uma análise mais profunda da relação entre as temáticas avaliadas.por
dc.contributor.advisor1Zanini, Roselaine Ruviaro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4332331006565656por
dc.contributor.referee1Veiga, Claudimar Pereira da
dc.contributor.referee2Silva, Wesley Vieira da
dc.contributor.referee3Souza, Adriano Mendonça
dc.contributor.referee4Coronel, Daniel Arruda
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742006344523035por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International