dc.creator | Primeira, Marcelo Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T18:41:48Z | |
dc.date.available | 2023-06-05T18:41:48Z | |
dc.date.issued | 2023-01-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29309 | |
dc.description.abstract | Aim: to create and validate the content to develop a new care-educational technology
with nonpharmacological approach, website type, to promote antiretroviral treatment
adherence in adults that live with HIV. Methods: methodological study developed in
two steps that correspond to the content creation and validation of a technology
developed from the theoretical and conception model of Knowledge Translation to
Action. Knowledge tailoring, synthesis and tool definition were developed through
knowledge creation step. To content validation, participants, theme specialists, were
selected through Fehring criteria. Sample had 20 specialists that answered to a form
disposed in four concepts and eleven Life Situations directed to adults who live with
HIV. Questionnaire was answered through Google Forms, evaluating relevance, clarity
and pertinence, from August to October 2022. To measure concordance among
specialists' answers, Content Validity Index (CVI) was calculated. Ethical aspects were
respected according to Resolutions 466/12 and 510/16. Results: Knowledge tool has
as a central theme ARV treatment promotion with three content structural axes: selfefficacy to structure Life Situations; social support to assist in the resolution of
presented situations and quality of life as an important outcome that promotes
adherence. Each axle has its concept presented, as well as an outcome central theme:
adherence. From the Situations of Life and validated concepts, illustrations were built
in a participatory way to compose the imagery content. CVI of textual content
presented value of >0,80 in all analyzed aspects (relevance, clarity and pertinence),
being the content for the website validated to compose the care-educational
technology that for the next stage of evaluation with end users. Conclusion: from
validated textual content and images insertion in a mobile information system of
website type, there will be a care-educational technology to promote antiretroviral
treatment adherence in adults who live with HIV. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | HIV | por |
dc.subject | Cooperação e adesão ao tratamento | por |
dc.subject | Tradução do conhecimento | por |
dc.subject | Tecnologia cuidativo-educacional | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Cooperation and adherence to treatment | eng |
dc.subject | Knowledge translation | eng |
dc.subject | Care-educational technology | eng |
dc.subject | Nursing | eng |
dc.title | Adesão ao tratamento antirretroviral de adultos que vivem com HIV: tradução do conhecimento e validação de conteudo para criação de website | por |
dc.title.alternative | Antiretroviral treatment adherence in adults who live with HIV: knowledge translation and content validation to create a website | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Objetivo: criar e validar o conteúdo para o desenvolvimento de uma tecnologia
cuidativo-educacional com abordagem não farmacológica do tipo website para
promoção da adesão ao tratamento antirretroviral de adultos que vivem com HIV.
Método: trata-se de um estudo metodológico realizado em duas etapas que
correspondem à criação e validação de conteúdo de uma tecnologia desenvolvida a
partir do Modelo Teórico e Conceitual de Tradução do Conhecimento em Ação. Para
a etapa de criação do conhecimento foi desenvolvida a averiguação do conhecimento
existente, síntese do conhecimento e definição do produto do conhecimento. Para a
validação do conteúdo foi realizada seleção dos participantes, especialistas na
temática, por meio de adaptação dos critérios da escala de Fehring. A amostra contou
com 20 especialistas que responderam um formulário disposto em quatro conceitos e
onze Situações da Vida direcionadas aos adultos que vivem com HIV. O questionário
foi respondido via Google Forms, avaliando relevância, clareza e pertinência, no
período de agosto até outubro de 2022. Para mensurar a proporção de concordância
entre as respostas dos especialistas foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo
(IVC). Os aspectos éticos foram respeitados conforme as resoluções 466/12 e 510/16.
Resultados: o produto do conhecimento tem como tema central a promoção da
adesão ao tratamento ARV e três eixos estruturantes do conteúdo: autoeficácia para
estruturação das Situações da Vida; suporte social para auxiliar na resolução das
situações apresentadas e qualidade de vida enquanto importante desfecho promotor
da adesão. Cada eixo tem seu conceito apresentado, bem como o tema central de
desfecho: adesão. A partir das Situações da Vida e dos conceitos validados, foram
construídas de forma participativa, ilustrações para composição do conteúdo
imagético. O IVC do conteúdo textual apresentou pontuação >0,80 em todos os
aspectos analisados (relevância, clareza e pertinência), sendo o conteúdo para o
website validado para compor a tecnologia cuidativo-educacional que para a próxima
etapa de avaliação com usuários finais. Conclusão: a partir da inserção do conteúdo
textual validada e das imagens em um sistema móvel de informações do tipo website,
ter-se-á uma tecnologia cuidativo-educacional para a promoção da adesão ao
tratamento antirretroviral de adultos que vivem com HIV. | por |
dc.contributor.advisor1 | Padoin, Stela Maris de Mello | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6899455553008245 | por |
dc.contributor.referee1 | Paula, Cristiane Cardoso de | |
dc.contributor.referee2 | Eslava, Daniel Gonzalo | |
dc.contributor.referee3 | Cardoso, Marilia Mastrocolla de Almeida | |
dc.contributor.referee4 | Züge, Samuel Spigelberg | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8526776017132414 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Enfermagem | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |