dc.creator | Paula, Alexandre Abreu de | |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T19:56:36Z | |
dc.date.available | 2023-06-05T19:56:36Z | |
dc.date.issued | 2022-11-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29311 | |
dc.description.abstract | Nowadays, the challenge for the field of social policies is to improve the quality of basic
education, and the Basic Education Development Index (Ideb) is the measure used to
measure the performance of the Brazilian educational system. To face this challenge,
Information and Communication Technologies (ICT) have proven to be a useful
platform to support the learning process, generating large amounts of data. In state
schools in Rio Grande do Sul, the Education Department's (ISE) computerization
system is a tool that stores student information and generates data that can be used
to discover new knowledge. The objective of this research is to generate a prediction
model that allows identifying students with the potential to fail, so that the school can
outline more focused actions for these students, enabling managers and teachers to
apply solutions to improve student performance. The development of the work took
place in three stages, with a deductive, qualitative and quantitative research method,
which included a bibliographical research on the guiding theme and had as research
universe 6th and 9th grade students from 2016 to 2019. At this stage, a study was
carried out on the functioning of IDEB, the use of Data Mining techniques in Education
(MDE) and the process of discovering knowledge in databases (KDD). In the second
stage, stages of the KDD process were explored, applying data mining (DM)
techniques and algorithms to identify attributes related to the low performance of 6th
and 9th grade students. In the third stage, the data were evaluated and a web system
was built to predict students. The results indicated that, in mining the 6th grade
students' experiment, the greatest difficulty was found in the mathematics discipline,
which is in line with the results obtained in IDEB. In the experiment with 9th grade
students, the subject with the greatest difficulty was science. In both experiments, the
pattern found by the algorithm as the root node was the 2nd quarter grade in math for
the 6th grade and science for the 9th grade, allowing managers to take the necessary
action to help students who might fail. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação da Educação Básica no Brasil | por |
dc.subject | Mineração de dados educacionais | por |
dc.subject | Descoberta de conhecimento em bases de dados | por |
dc.subject | Evaluation of Basic Education in Brazil | eng |
dc.subject | Educational data mining | eng |
dc.subject | Discovery of knowledge in databases | eng |
dc.title | Mineração de dados para análise de desempenho de alunos do Ensino Fundamental | por |
dc.title.alternative | Data mining for performance analysis of elementary school students | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Nos dias atuais, o desafio para o campo das políticas sociais é melhorar a qualidade
da Educação Básica, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é a
medida utilizada para mensurar o desempenho do Sistema Educacional Brasileiro.
Para enfrentar esse desafio, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm
se mostrado uma plataforma útil de apoio ao processo de aprendizagem, gerando
grandes quantidades de dados. Nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, o
sistema de Informatização da Secretaria da Educação (ISE) é uma ferramenta que
armazena informações dos alunos e gera dados que podem ser usados para a
descoberta de novos conhecimentos. O objetivo desta pesquisa é gerar um modelo
de predição que permita identificar alunos com potencial de reprovação, de forma que
a escola possa traçar ações mais focadas para esses estudantes, possibilitando aos
gestores e professores aplicar soluções para melhorar o desempenho dos alunos. O
desenvolvimento do trabalho ocorreu em três etapas, com um método de investigação
dedutivo, quali-quantitativo, que incluiu uma pesquisa bibliográfica acerca do tema
norteador e teve como universo de pesquisa alunos do 6º e 9º ano dos anos de 2016
a 2019. Na primeira etapa, foi realizado um estudo sobre o funcionamento do IDEB, a
utilização de técnicas de Mineração de Dados na Educação (MDE) e o processo de
descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (KDD). Na segunda etapa, foram
exploradas etapas do processo de KDD aplicando técnicas e algoritmos de mineração
de dados (MD) para a identificação de atributos relacionados ao baixo desempenho
dos alunos do 6º e 9º ano. Na terceira etapa, foram avaliados os dados e construído
um sistema web para a predição de alunos. Os resultados indicaram que, na
mineração do experimento dos alunos dos 6º anos, a maior dificuldade encontrada foi
na disciplina de matemática, o que está em consonância com os resultados obtidos
no IDEB. Já no experimento dos alunos do 9º ano, a disciplina com maior dificuldade
foi ciências. Em ambos os experimentos, o padrão encontrado pelo algoritmo como
nó raiz foi a nota do 2º trimestre em matemática para o 6º ano e ciências para o 9º,
possibilitando aos gestores uma ação necessária para auxiliar alunos que possam ser
reprovados. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pertile, Solange de Lurdes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5597581688504821 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Moreira Junior, Fernando de Jesus | |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Adriana Soares | |
dc.contributor.referee2 | Manica, Edimar | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6850787686983399 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |