dc.description.resumo | Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos pais na gestão de uma Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria (RS). A mesma caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo, onde se analisou o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento da Escola. Além disso, acompanhou-se algumas reuniões do Conselho Escolar e do Conselho de Classe Participativo que envolveu a participação dos pais na Escola. Utilizaram-se observações, diário de campo e entrevista semi-estruturada com a equipe diretiva, professores, pais, alunos e funcionários, levando em conta o objetivo desta investigação. Esta
investigação foi um trabalho realizado in loco com o intuito de conhecer o cotidiano de uma Escola pública da zona rural, abrindo assim, possibilidades para conhecer os problemas, as dificuldades e as virtudes de uma instituição e seus atores numa realidade pouco investigada e, de certa forma, desconhecida da nossa parte. Constatou-se que a participação dos pais na gestão da escola é superficial devido a condicionantes e/ou barreiras como, por exemplo, acesso dos pais a Escola por motivos de transporte, financeiros, pelo tempo de serviço, problemas de saúde e desinteresse, bem como pelas relações de poder e diferenças culturais entre os professores da zona rural e urbana. Assim, ao tentar compreender a realidade estudada buscou-se não apenas conformar-se com a mesma como se não fizesse parte dela, mas se espera estar, de alguma forma, participando e contribuindo para a sua reconstrução e articulação das relações de convívio da Escola com a cidadania, preservando o respeito mútuo, a escuta e o diálogo. | por |