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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorKrüger, Leonardo Germano
dc.date.accessioned2023-06-06T14:12:36Z
dc.date.available2023-06-06T14:12:36Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29318
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos pais na gestão de uma Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria (RS). A mesma caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo, onde se analisou o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento da Escola. Além disso, acompanhou-se algumas reuniões do Conselho Escolar e do Conselho de Classe Participativo que envolveu a participação dos pais na Escola. Utilizaram-se observações, diário de campo e entrevista semi-estruturada com a equipe diretiva, professores, pais, alunos e funcionários, levando em conta o objetivo desta investigação. Esta investigação foi um trabalho realizado in loco com o intuito de conhecer o cotidiano de uma Escola pública da zona rural, abrindo assim, possibilidades para conhecer os problemas, as dificuldades e as virtudes de uma instituição e seus atores numa realidade pouco investigada e, de certa forma, desconhecida da nossa parte. Constatou-se que a participação dos pais na gestão da escola é superficial devido a condicionantes e/ou barreiras como, por exemplo, acesso dos pais a Escola por motivos de transporte, financeiros, pelo tempo de serviço, problemas de saúde e desinteresse, bem como pelas relações de poder e diferenças culturais entre os professores da zona rural e urbana. Assim, ao tentar compreender a realidade estudada buscou-se não apenas conformar-se com a mesma como se não fizesse parte dela, mas se espera estar, de alguma forma, participando e contribuindo para a sua reconstrução e articulação das relações de convívio da Escola com a cidadania, preservando o respeito mútuo, a escuta e o diálogo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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