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dc.contributor.advisorPeres, Paulo Edelvar Correa
dc.creatorMoura, Beranice Farias de
dc.date.accessioned2023-06-07T15:47:55Z
dc.date.available2023-06-07T15:47:55Z
dc.date.issued2010-06-05
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29344
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractIn the late nineteenth century was signed by Princess Isabel on May 13, 1888 the law Aurea, freeing all slaves. Aiming to raise questions and envi-ronmental health experienced by the maroon communities of the central region of Rio Grande do Sul, this study aimed to research and propose the imple-mentation of a program of care to the health needs identified through comments related to environmental education and health, for the maroon communities. The study describes the program of government-Federal ProNEA National Environmental Education Programme, ECCP-Sharing Education Programme of the Secretariat of Rio Grande do Sul and the project-pylon Black Presence in the Field, developed by Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brazil. Makes refer-ence in particular the Community Quilombola Penna Ernesto Carneiro, located in the district of Palma, Santa Maria. Health Care for the population with emphasis on environmental education. To perform this research used literature search and photographic documentation as well as research cam-po (observation). The latter had the character to compare with the theoretical rea-bility of quilombo Ernesto Carneiro Penna.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProjetos ambientaispor
dc.subjectQuilombospor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectEnvironmental projectseng
dc.subjectHealtheng
dc.titleEducação ambiental: um olhar sobre comunidades quilombolas na região central do Rio Grande do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO artigo tem por objetivo de levantar as questões ambientais e de saúde vivenciadas pelas comunidades quilombolas da região central do Estado do Rio Grande do Sul, buscando pesquisar e propor a execução de um programa de atenção às necessidades de saúde detectadas através de observações relacionadas à educação ambiental e saúde, para as comunidades quilombolas. O estudo descreve o Programa do governo Federal ProNEA-Programa Nacional de Educação Ambiental, PEAC –Programa de Educação Compartilhado da Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul e o Projeto Pilão-Presença Negra no Campo, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Faz referência em especial à Comunidade Quilombola de Ernesto Penna Carneiro, localizada no distrito de Palma, Santa Maria, RS. A atenção à Saúde da população com ênfase em educação ambiental. Para a realização da presente pesquisa utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documentação fotográfica, bem como pesquisa de campo(observação). A última teve o caráter de comparar os estudos teóricos com a realidade da comunidade quilombola Ernesto Penna Carneiro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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