dc.contributor.advisor | Castanho, Denise Molon | |
dc.creator | Moura, Iuri Ianiski de | |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T12:27:57Z | |
dc.date.available | 2017-05-26T12:27:57Z | |
dc.date.issued | 2010-07-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2937 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Documents appraisal is an essential activity in records management, it is an archivistic
function that is responsible to identify values to the documents, aiming to establish retention
period or disposal term for the documentation, because it would not be possible to keep
everything, on the one hand because the difficulties to find a document in a very large mass of
documents and, on the other hand, by the lack of physical space availability itself. The Higher
Education Institutions are also facing the problems generated by the continuous increase of
documents, especially in public institutions. In this way, the present research aimed at
investigating the policies related to documents appraisal in public institutions of Higher
Education at Florianópolis – SC, as well as to characterize the profile of the professional that
are responsible by the archives at the studied institutions and also, to verify the appliance of
public archivistic policies. To do so, we carried out a descriptive study with a qualitative
approach where, with the appliance of a questionnaire, we collected data from three Higher
Education institutions. The data was analyzed, considering a literature review and the
Brazilian Archivistic Law regarding the documents appraisal at state and federal levels. The
findings highlighted different realities at the three institutions and, from this situation some
considerations and recommendations were made. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Avaliação de documentos | por |
dc.subject | Arquivística | por |
dc.subject | Instituições de ensino superior | por |
dc.title | Políticas de avaliação de documentos em instituições públicas de ensino superior de Florianópolis - SC | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | A avaliação de documentos é uma atividade essencial da gestão documental,
constituindo-se de uma função arquivística responsável em identificar valores para os
documentos, visando estabelecer prazos de guarda ou eliminação para a documentação, já que
seria impossível conservar tudo, tanto por problemas para se encontrar um documento numa
massa documental, como também pela própria falta de espaço físico. As instituições de ensino
também se vêm diante de problemas gerados pelo aumento contínuo de documentos,
principalmente as instituições públicas. Desta forma, a pesquisa realizada teve como objetivo
investigar as políticas de avaliação de documentos em instituições públicas de ensino superior
de Florianópolis – SC, assim como caracterizar os profissionais responsáveis pelos arquivos
das instituições envolvidas e verificar a aplicação de políticas públicas arquivísticas. Para
tanto, realizou-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, onde por meio de
questionário, foram coletados os dados em três instituições de ensino. Os dados foram
analisados, considerando a revisão de literatura e a legislação brasileira no que diz respeito à
avaliação de documentos, no âmbito federal e estadual. O resultado apontou realidade distinta
nas três instituições, e a partir disso foram elaboradas algumas considerações e
recomendações. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |