Corpo e movimento em turmas multi-idade na educação infantil: narrativas do cotidiano
View/ Open
Date
2023-04-28Primeiro membro da banca
Pacheco, Ariane Corrêa
Segundo membro da banca
Mello, André da Silva
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e
Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria, tem por objetivo compreender como se
dão as manifestações de corpo e de movimento de crianças em uma turma multietária de
Educação Infantil por meio de a partir múltiplas interações entre elas e com os adultos, nos
diferentes tempos-espaços. Além disso, buscou-se: conhecer o processo de constituição e
organização das turmas multietárias na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, analisar como
a temática multi-idade na Educação Infantil tem sido abordada nas produções do campo da
Educação, identificar e compreender as manifestações de corpo e movimento nas múltiplas
interações das crianças nas turmas multi-idade a partir da perspectiva das professoras da
Unidade. Os caminhos metodológicos qualitativos utilizados na investigação foram: a pesquisa
narrativa, que se ocupa, através das histórias contadas ou escritas, na análise das maneiras
como as pessoas significam o mundo. Menciona-se, também, a inspiração etnográfica através
dos métodos de observação participante, da quantidade e qualidade dos registros em diário de
campo e da intensidade no convívio com os sujeitos no contexto pesquisado. Uma revisão
sistemática da literatura foi realizada a fim de analisar a incidência da temática multietária nas
produções científicas em diferentes fontes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da
Universidade, registrada com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº
52119521.0.0000.5346 e aprovada pelo Parecer 5.046.621. A fase de campo na Unidade,
juntamente com a análise das produções científicas e a literatura sobre Pesquisa Narrativa e
experiência, resultaram em duas categorias principais “Os tempos-espaços nos cotidianos da
Ipê” e “A experiência metodológica (trans)formadora de pesquisa com crianças na Ipê Amarelo”.
As análises evidenciaram a centralidade e o protagonismo das crianças nos cotidianos da
Unidade, além da compreensão do grupo de que corpo e movimento representam importantes
formas expressivas das crianças. Além disso, a organização multietária se mostrou
potencializadora de interações e brincadeiras, pela convivência com um grupo diversificado. Por
fim, destaca-se o processo formativo vivido pela pesquisadora em aspectos metodológicos de
pesquisa com crianças e aprendizados sobre infâncias com crianças através do vínculo
estabelecido com elas e com os adultos nesse contexto.
Collections
The following license files are associated with this item: