dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Silva, Vagner da Silva da | |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T14:17:17Z | |
dc.date.available | 2023-06-13T14:17:17Z | |
dc.date.issued | 2023-03-29 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29392 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | A balanced environment is everyone's right and it is also everyone's duty to preserve it for a
healthy quality of life for present and future generations. The Brazilian legal system has
legislation that brings penalties and fines for environmental offenders, but when offenders are
punished, environmental damage is already achieved, and its repair is often difficult or even
impossible. Therefore, this work seeks to demonstrate that Environmental Education can be an
effective device in the search for the effectiveness of the principles of precaution and prevention
in the search for environmental preservation. The law plays a very important role in the
protection of this legal asset, which is so important for society, but it alone is not effective in
protecting the environment. Aiming at environmental preservation as a focus, Environmental
Education can be a device of great importance in the preservation of the environment, in which
it has the intention of effecting the conservation of the environment through prevention, thus
implementing the legal principles of precaution and prevention, in which they avoid
environmental damage and its implementation, thus guiding human conduct. importance, as
well as the difference between the principles of precaution and prevention. In this work, the
subject of Environmental Education and its importance in putting into practice the legal
principles of precaution and prevention, as well as principles resulting from its implementation
as principles of information, participation and solidarity, will be addressed. Environmental
Education, through its practices, can make society seek to value the environment with actions
that result in practices, vagues, skills focused on the environment in which this will be
demonstrated through an interview with an IBAMA Inspector from notorious environmental
knowledge, in which he will present in the interview the Brazilian environmental situation,
society's behavior, as well as Environmental Education is treated in the different locations of
Brazil, both in formal and non-formal education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Precaução | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.subject | Meio Ambiente | por |
dc.subject | Direito | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Precaution | eng |
dc.subject | Prevention | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Law | eng |
dc.title | Educação ambiental na efetivação dos princípios jurídicos da precaução e da prevenção sob a ótica do direito | por |
dc.title.alternative | Environmental education in the effectiveness of the legal principles of precaution and prevention from the perspective of law | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Um meio ambiente equilibrado é um direito de todos e também é um dever de todos a
preservação deste para uma sadia qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. O
ordenamento jurídico brasileiro possui uma legislação em que traz penas e multas para os
infratores ambientais, porém quando os infratores são punidos os danos ambientais já estão
concretizados, sendo sua reparação na maioria das vezes difícil ou até mesmo impossível. Por
isso este trabalho tem o objetivo de demonstrar que a Educação Ambiental pode ser um
dispositivo eficaz na busca da efetivação dos princípios da precaução e da prevenção na busca
da preservação ambiental. A lei faz um papel muito importante na tutela deste bem jurídicos
tão importante à sociedade, porém somente ela não é efetiva na proteção do meio ambiente,
sendo necessário antes de tudo conscientização e reflexão da sociedade no que se cabe às
questões ambientais. Visando como foco a preservação ambiental a Educação Ambiental pode
ser uma dispositivo de grande importância na proteção do meio ambiente, em que esta tem o
intuito de efetivar a conservação do meio ambiente através da prevenção, concretizando assim
os princípios jurídicos da precaução e da prevenção, em que estes evitam os danos ambientais,
balizando assim às condutas humanas. Este trabalho apresentará conceitos de meio ambiente,
princípios e leis, com ênfase nos princípios da precaução e da prevenção, esclarecendo as
diferenças entre princípios e leis e suas devidas importâncias, bem como será apresentado a
diferença dos princípios da precaução e da prevenção. Será abordado neste trabalho o tema
Educação Ambiental e sua importância na efetivação dos princípios jurídicos da precaução e
da prevenção, bem como princípios decorrentes de sua efetivação como princípios da
informação, participação e solidariedade. A Educação Ambiental, através de suas práticas pode
fazer com que a sociedade busque a valorização do meio ambiente com ações que resultem em
práticas, valores, habilidades com foco no meio ambiente em que isso será demonstrado através
de uma entrevista a um Fiscal do IBAMA de notório saber ambiental, em que o mesmo
apresentará na entrevista a situação ambiental brasileira, comportamento da sociedade, bem
como a Educação Ambiental é tratada nas diversas localidades do Brasil, tanto na educação
formal e não formal | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |