dc.contributor.advisor | Nishijima, Toshio | |
dc.creator | Machado, Maria Angélica | |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T12:51:03Z | |
dc.date.available | 2017-05-26T12:51:03Z | |
dc.date.issued | 2010-08-14 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2939 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper presents reflections on the reality of the destruction of riparian
vegetation along the river in the town of Paranhana, Parobé, Brazil, made with 8th
grade students in a school. The study sets up on a literature search and exploratory,
where, after a study on the subject in the classroom, students were led to know the
truth and identify the major environmental problems of the riparian forest in the
region. Students, through empirical data collected in the population of the city and in
the context studied, could verify that the riparian forest is yielding its space for the
emergence of neighborhoods and this puts at risk the quality of environmental and
social life of residents, who suffer the constant flooding, without a more effective
supervision of the authorities. Through research, students could see how much you
need will promote the integration of environmental concerns in the formulation of
socioeconomic policies of small towns, thereby, lower environmental impacts. The
goal of the situations proposed in the research was to get students involved in future
research may otherwise manage the relationship with the environment in which you
press for the preservation and conservation of the same, which will discover the
important social role that they engaged in setting up a new sustainable society. And
before the placement of students held after the survey, one can see that they are
prepared to change their behavior, simply so that is provided more information and
investment in teaching materials and training courses for parents, teachers and
community in general. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mata ciliar | por |
dc.subject | Urbanização | por |
dc.subject | Enchente | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.title | Educação ambiental:um olhar sobre a destruição da mata ciliar do Rio Paranhana na cidade de Parobé - RS | por |
dc.title.alternative | Environmental education: a look at the destruction of riparian vegetation of Paranhana River in Parobé, Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta reflexões acerca da realidade da destruição
da mata ciliar do rio Paranhana, na cidade de Parobé, feita com alunos da
8ª série da rede estadual de ensino. O estudo configura-se em uma
pesquisa bibliográfica e exploratória, onde, após um estudo sobre o assunto
em sala de aula, os alunos foram levados a conhecerem a realidade e a
identificarem os principais problemas ambientais da mata ciliar na região. Os alunos,
através de dados empíricos coletados no universo da cidade e no contexto
estudado, puderam verificar que a mata ciliar está cedendo seu espaço para o
surgimento de bairros e isso coloca em risco a qualidade de vida ambiental e social
dos moradores, que sofrem com as constantes enchentes, sem que haja uma
fiscalização mais efetiva das autoridades. Com a pesquisa, os alunos puderam
verificar o quanto é necessário à promoção da integração de preocupações
ambientais nas formulações das políticas socioeconômicas das pequenas cidades,
tornando assim, menores os impactos ambientais. O objetivo das situações
propostas na pesquisa foi fazer com que os alunos envolvidos na pesquisa
pudessem, futuramente, gerenciar de outra forma a relação com o meio ambiente.
Para que primem pela preservação e conservação do mesmo e que venham a
descobrirem o importante papel social que eles exercem na configuração de uma
nova sociedade sustentável. Diante das colocações dos alunos, realizadas após a
pesquisa, se pode constatar que eles estão preparados para uma mudança de
comportamento, bastando para tanto, que seja fornecido mais informações e
investimento em material didático e cursos de capacitação para os pais, os
professores e a comunidade em geral. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |