O lugar da criança com transtorno do espectro autista – uma avaliação de pós-ocupação de salas de aula em Santa Maria/RS
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Data
2023-03-10Primeiro coorientador
Alberton, Josicler Orbem
Primeiro membro da banca
Romano, Fabiane Vieira
Segundo membro da banca
Santiago, Zilsa Maria Pinto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os ambientes escolares possuem muito mais do que a função de abrigar as atividades
de ensino ali realizadas, servem como um local de referência social, acolhimento,
motivação e inspiração. O indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
apresenta características diversas que comprometem principalmente suas relações
sociais, processamento de estímulos e até mesmo sua linguagem. Esta pesquisa
busca, através de uma Avaliação de Pós-ocupação, entender como o espaço da sala
de aula pode ser inclusivo ou excludente para crianças com autismo, à luz da
psicologia ambiental, desenho universal, acessibilidade e design sensorial,
possibilitando uma melhoria desses espaços tão significativos ao longo do
desenvolvimento humano. Para tornar isso palpável, a metodologia apresenta três
etapas distintas e correlatas: (1) Revisão Bibliográfica trazendo embasamento teórico
acerca das temáticas citadas, (2) Revisão Sistemática da Literatura sobre a produção
nos programas de pós-graduação acerca do tema, (3) Avaliação de Pós-ocupação
com os seguintes métodos: Visita Exploratória, Walkthrough, Seleção Visual,
Entrevista Semiestruturada e Poema dos Desejos. Tais análises identificaram
aspectos do espaço físico que contribuem, ou não, para a adaptação e inclusão
dessas crianças. Os dados subsidiaram informações para elaborar recomendações
projetuais para salas de aula que acolham crianças com autismo, dentro de critérios
como: textura, materialidade, cores, acústica, ventilação, iluminação, layout e
mobiliário.
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