Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Vania Medianeira Flores
dc.creatorOliveira, Vagner dos Reis
dc.date.accessioned2023-06-14T13:22:05Z
dc.date.available2023-06-14T13:22:05Z
dc.date.issued2011-12-20
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29413
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis survey was conducted with the overall objective of identifying existing environmental education activities in schools municipal network teaching Parobé, RS, in order to verify what were the reasons that led to the municipality for the development of Environmental education project. Knowing that environmental education is a way to develop attitudes, which seek to improve the quality of life of persons sought through a survey of a qualitative nature, the descriptive document, perform the case study. Thus it was possible the recognition of activities carried out in schools belonging to this municipality verifying if all participate in the activities of EA. Proposes therefore, actions of improvements in the environmental education project in the municipality of Parobé/RS. It is known that EA should be worked out not just of theoretical way, but mainly with practices that promote attitudes of preservation of natural resources and the use of rational way, seeking to sensitize the greatest number of people about the importance of the environment to individuals and to the collectivity. During the search information gathering took place next to schools, students, entities and professional participants of the project in the municipality, and participated in the actions proposed. Furthermore, it sought to verify the participation of schools in the project and which activities carried out under the same, the number of participating schools making sure so some considerations to contribute with the improvement of the Environmental education project. Performed some considerations on the environment, education and environmental education and its importance to the current society. Was exposed an account of the municipality, and environmental education activities promoted by the Municipal Secretary of Education in schools from the public network. Finally has the analysis and interpretation of results, the conclusion and annexes that help to clarify this search. Notice that the project developed in the municipal schools of Parobé/RS can serve as an example, since in addition to having had national recognition with the same event participation is contributing to the training of young people more critical able to intervene on the aspects that shape the current society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleReconhecendo as ações de educação ambiental desenvolvidas nas escolas municipais, de Parobé/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada com o objetivo geral de Identificar as ações de educação ambiental existentes nas escolas da rede municipal de ensino de Parobé, RS, com o intuito de verificar quais foram os motivos que levaram o município ao desenvolvimento do projeto de Educação Ambiental. Sabendo que a educação ambiental é uma maneira desenvolver atitudes, que busquem a melhora da qualidade de vida das pessoas buscou-se através de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, realizar o estudo de caso. Assim foi possível reconhecimento das atividades desenvolvidas nas escolas pertencentes deste município verificando se todas participam das atividades de EA. Propõe-se assim, ações de melhorias no projeto de educação ambiental no município de Parobé/ RS. Sabe-se que a EA deve ser trabalhada não apenas de forma teórica, mas principalmente com práticas que visem atitudes de preservação dos recursos naturais e a utilização de maneira racional dos mesmos, buscando-se sensibilizar o maior número de pessoas sobre a importância do meio ambiente para os indivíduos e para a coletividade. Durante a pesquisa realizou-se coleta de informações junto às escolas, educandos, entidades e profissionais participantes do projeto no município, e participou-se das ações propostas. Além disto, procurou-se verificar a participação das escolas no projeto e quais atividades desenvolvidas nas mesmas, o número de escolas participantes fazendo-se assim algumas considerações para contribuir com a melhora do projeto de Educação Ambiental. Apresentou-se algumas considerações sobre o meio ambiente, a educação e educação ambiental e sua importância para a sociedade atual. Foi exposto um relato do município, e das ações de educação ambiental promovidas pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da rede pública. Para finalizar tem-se a análise e interpretação dos resultados, a conclusão e os anexos que ajudam a explicitar esta pesquisa. Percebe-se que o projeto desenvolvido nas escolas municipais de Parobé/RS pode servir de exemplo, uma vez que além de ter tido reconhecimento nacional com a participação de eventos o mesmo está contribuindo para a formação de jovens mais críticos capazes de intervirem nos aspectos que moldam a atual sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto