Mostrar el registro sencillo del ítem
Ética e cinema: uma proposta interdisciplinar para a educação ambiental
dc.contributor.advisor | Rosa, Marcelo Barcellos da | |
dc.creator | Bastiani, Tânia Mara de | |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T15:27:48Z | |
dc.date.available | 2023-06-14T15:27:48Z | |
dc.date.issued | 2012-08-10 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29418 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The Teaching of Philosophy and Environmental Education are required in the school curriculum. From this fact, this monograph integrates the theme of environmental education in ethics classes, content that is part of the content of philosophy, using the film as a pedagogical resource. To fulfill the objective, we performed a literature review concerning the obligation of the Teaching of Philosophy and Environmental Education in the school curriculum and about the importance of film used as a teaching resource in general and specifically to the discipline of philosophy.And yet, we make a "proposal" of interdisciplinarity in Ethics and Cinema to show that environmental issues can be discussed in a philosophy class and contributing to environmental education. The "proposal" is composed of three moments: 1) Sensitize before the movie through the questions "Man is the master of nature or man is part of nature?” and, "The law is enough to make people aware of the importance of the environment?"; 2) Show the movie Wall-E; 3) Talk about concepts Anthropocentrism, Holism, Consumer Society, Morality and the Law. It is designed for high school students whose curriculum has content Ethics. Being a "proposal" This work is just one of the ways of working as an interdisciplinary Ethics and Cinema intended for the Environmental Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ensino de filosofia | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Teaching philosophy | eng |
dc.subject | Cinema | por |
dc.title | Ética e cinema: uma proposta interdisciplinar para a educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Ethics and cinema: a proposal for the interdisciplinary environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O Ensino de Filosofia e a Educação Ambiental são obrigatórios dentro do currículo escolar. Partindo desta realidade, esta monografia teve por objetivo Integrar a temática Educação Ambiental em aulas de Ética, conteúdo programático da disciplina Filosofia, utilizando como recurso pedagógico o Cinema. Para atingir o objetivo realizou-se uma análise bibliográfica da obrigatoriedade do Ensino de Filosofia e da Educação Ambiental dentro do currículo escolar, juntamente da importância do cinema como recurso pedagógico em geral e, em específico, para a disciplina de filosofia. Além disso, elaborou-se uma “proposta” de interdisciplinaridade entre Ética e Cinema para demonstrar que temáticas ambientais podem ser discutidas dentro de uma aula de Filosofia. A “proposta” compreende três momentos: 1) sensibilização antes da exibição do filme através das questões “O ser humano é dono da natureza ou parte dela?” e, “A lei é suficiente para conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente?”; 2) Exibição do filme Wall-E; 3) Discussão dos conceitos de Antropocentrismo, Holismo, Sociedade de Consumo, Moral e Lei. Ela foi pensada para alunos do Ensino Médio, na série em que o conteúdo de Ética estiver incluída. Por caracterizar-se como “proposta” este trabalho é apenas a exposição de como trabalhar interdisciplinarmente Ética e Cinema tendo como finalidade a Educação Ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Educação Ambiental [190]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental