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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorBraga, Luiza Mara de Araújo
dc.date.accessioned2023-06-14T15:37:31Z
dc.date.available2023-06-14T15:37:31Z
dc.date.issued2009-12-11
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29419
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractWe are experiencing an extraordinary moment in the history of Brazilian education. The world, today's society requires changes in relation to education. There needs to be agents of change that can be protagonists of their own history. Going over centuries is marked by authoritarianism, where the word participation was not understood and neither experienced. These marks were hereditary and passed on to his heal seemed almost impossible. But even later, the transformation has arrived and is perceived by everyone, however the school, the main stage for this change was not prepared to welcome these players and therefore, was to be desired in forming a new man. Due to this new context, the school has a need to reflect on its role in the democratization of participation in the school, where not only principals and teachers have a voice, but parents, students, staff and all who are interested in seeing a new school, or to see a democratic approach to school AGAIN and giving everyone a voice. And the School Board stands out as introductory tool for this new reality, but there is still resistance to accept the participation of those who some believe may not be part of the school. School is represented only by walls. In this sense, there was a qualitative research approach through the procedure of presenting literature, thus the interpretation of reality embodied in written bibliographic. And so we try to prioritize the importance of the creation of school councils as a form of participation of all stakeholders of education, ensured the principle of the Democratic School Management established by law No. 9394/96, through the LDB and the Constitution of 1988, known as the Citizen. It presents the possibility of changes to the extent that opportunities for participation won by school boards in the democratic management can offer alternatives to building an even more democratic public space. As the study found that education is a collective process, community participation in School Councils aims the construction of school autonomy in administrative, educational and financial. Once conquered autonomy, school management should focus its action on the proposed administrative and pedagogical, which translates into the identity of the institution. Without this, the school is meaningless reproduction of the values of society based on individualism, the social discrimination and indifference to civic education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.titleConselhos escolares: encontros e desencontros na luta por uma gestão democráticapor
dc.title.alternativeScholl councilis: agreements and disagreements the fight for a democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsse trabalho objetiva apresentar a importância do Conselho escolar como organismo colegiado indispensável para a realização de uma Gestão Democrática Participativa por isso necessitou de agentes transformadores que possam ser protagonistas de sua própria história. Ultrapassamos séculos marcados pelo autoritarismo, onde a palavra participação não era compreendida e nem tão pouco vivenciada. Estas marcas foram repassadas como hereditárias e sua curo parecia quase impossível. Porém, mesmo tardia, a transformação chegou e é percebida por todos, no entanto a Escola, palco principal para estas transformações, não estava preparada para acolher estes protagonistas e por isso, ficou a desejar na formação deste novo homem. Devido a este novo contexto, a escola tem a necessidade de refletir sobre o seu papel para a democratização da participação no âmbito escolar, onde não só diretores e professores tenham voz, mas sim pais, alunos, funcionários e todos que estejam interessados em ver uma nova escola, ou seja, em ver uma escola com postura democrática dando VEZ e VOZ a todos. E o Conselho Escolar desponta como ferramenta introdutória para esta nova realidade, porém ainda existe resistência na aceitação da participação daqueles que, alguns julgam não fazer parte da escola. Escola esta representada apenas por paredes. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa através do procedimento da pesquisa bibliográfica apresentando, assim, a interpretação de uma realidade materializada em escritos bibliográficos. E assim, tenta-se priorizar a importância da criação dos conselhos escolares como forma de participação de todos os agentes educacionais, assegurada como princípio da Gestão Escolar Democrática instituída na lei nº 9394/96, através da LDB, bem como na Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã. Apresentam-se as possibilidades de mudanças, na medida em que os espaços de participação conquistados pelos conselhos escolares na gestão democrática podem oferecer alternativas de construção ainda maior de um espaço público democrático. Conforme o estudo realizado constatou-se que sendo a educação um processo coletivo, a participação da comunidade em Conselhos Escolares tem como meta a construção da autonomia da escola em termos administrativos, pedagógicos e financeiros. Uma vez conquistada à autonomia, a gestão da escola deverá centrar sua ação na proposta administrativo-pedagógica, o que se traduz na identidade da instituição.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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