dc.contributor.advisor | da Silva Câmara Maurício da Fonseca, Laura Regina | |
dc.creator | Lampert, Michael da Costa | |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T17:20:40Z | |
dc.date.available | 2023-06-14T17:20:40Z | |
dc.date.issued | 2017-12-13 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.citation | LAMPERT, M. da C. Formação profissional em serviço social: legado dos fundamentos para o século XXI e estudo da formação e trabalho profissional nas entidades representativas. 172 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29420 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2017 | por |
dc.description.abstract | The work presented to obtain a bachelors degree in Social Work results from a research process under the theme
of the Historical, Theoretical and Methodological Foundations of the Brazilian Social Service. In this way, we
sought knowledge of the historical process of Social Service in Brazil, based on studies anchored in classic authors
of Social Service, it was possible to carry out an analysis in the historical constitution of the profession from its
origins to the contemporaneousness, having as product the legacy of the of the foundations for the 21st century.
Regarding this century, it was possible to verify 5 official documents of ENESSO, 17 official documents of the
CFESS-CRESS set, besides the ABEPSS Curriculum Guidelines and articles contained in the periodical of
Temporalis, in order to systematize how the entities have been treated for professional training. The results show
a great organization of the organizations in the defense of professional training, however, the quantitative analysis
involving practicing professionals and students in training, show a strong tendency towards the creation of a
"reserve care army", as Iamamoto (2015) put it. which leads to the deduction that even with a large organization
at national and regional level, given the volume of professionals, teachers and students involved in the category of
Social Work, it is unclear to what extent the professional project intensifies in the professional training processes
and education. In addition to indicating the advances of a neoliberal agenda that has been transforming social
relations, raising living conditions more and more in the direction of inequality, the sum of these factors represents
a risk to the defense of the professional project, given that the combination of these elements, which reifies the
profession within the organization of the capitalist mode of production, resulting in the weakening of professional
identity, while a neoconservative wave rises in line with the interests of the ruling class, there are times of state of
undeclared exception, where the retaliation of the the current conjuncture demands firm positions to resist and
counter all this logic of class domination over class, positions that are constantly reaffirmed in the spaces where
the entities of the profession are present. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fundamentos do Serviço Social | por |
dc.subject | Entidades representativas | por |
dc.subject | Formação Profissional | por |
dc.subject | Fundamentals of Social Service | eng |
dc.subject | Representative bodies | eng |
dc.subject | Professional qualification | eng |
dc.title | Formação profissional em serviço social: legado dos fundamentos para o século XXI e estudo da formação e trabalho profissional nas entidades representativas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | O trabalho que se apresenta para obtenção de título de bacharel em Serviço Social resulta de processo de pesquisa
sob a temática dos Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social brasileiro. Desta forma,
buscou-se conhecimento do processo histórico de Serviço Social no Brasil, a partir de estudos ancorados em
autores clássicos do Serviço Social, foi possível realizar análise em constituição histórica da profissão desde suas
origens até a contemporaneidade, tendo como produto o legado do conjunto dos fundamentos para o século XXI.
Referente à este século, considerando o recorte temporal dos anos 2000 a 2017 foi possível analisar 5 documentos
oficiais da ENESSO, 17 documentos oficiais do conjunto CFESS-CRESS, além das Diretrizes Curriculares da
ABEPSS e artigos contidos no periódico da Temporalis relacionados à temática em total de 5 artigos analisados,
com vistas à sistematizar como vem sendo organizada o trato das entidades para com a formação profissional
contemporânea. Neste sentido, como arcabouço teórico e metodológico, situa-se o método crítico e dialético de
Marx, conjugado à técnicas de pesquisa de estudo e análise de conteúdo documental em caráter exploratório, a fim
de ordenar as variáveis qualitativas na estruturação do processo científico. Os resultados demonstraram vasta
organização das entidades na defesa da formação profissional, entretanto, a análise quantitativa envolvendo
profissionais em exercício e estudantes em formação, demonstram forte tendência à criação de um “exército
assistencial de reserva”, como nas palavras de Iamamoto (2015), inferindo que mesmo com vasta organização em
nível nacional e regionais, face o volume de profissionais, docentes e discentes envolvidos na categoria do Serviço
Social, não se tem clareza até que ponto o projeto profissional se intensifica nos processos de formação profissional
e educação permanente. Além de indicar os avanços de uma agenda neoliberal que vem transformando as relações
sociais elevando as condições de vida cada vez mais nos rumos da desigualdade, a soma desses fatores representa
risco à defesa do projeto profissional. Haja vistas que a conjugação destes elementos, propicia condições que
reifica a profissão dentro da organização do modo de produção capitalista, resultando no enfraquecimento da
identidade profissional, ao tempo que uma onda neoconservadora se levanta alinhada à interesses da classe
dominante, vivencia-se tempos de Estado de exceção não declarado, onde a retaliação dos direitos da classe
trabalhadora vem se fazendo constantemente, a conjuntura atual exige posições firmes para resistir e contrapor
toda esta lógica de dominação de classe sobre classe, posições que são reafirmadas constantemente nos espaços
onde as entidades da profissão se fazem presente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |