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dc.contributor.advisorda Silva Câmara Maurício da Fonseca, Laura Regina
dc.creatorLampert, Michael da Costa
dc.date.accessioned2023-06-14T17:20:40Z
dc.date.available2023-06-14T17:20:40Z
dc.date.issued2017-12-13
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationLAMPERT, M. da C. Formação profissional em serviço social: legado dos fundamentos para o século XXI e estudo da formação e trabalho profissional nas entidades representativas. 172 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29420
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Serviço Social, RS, 2017por
dc.description.abstractThe work presented to obtain a bachelors degree in Social Work results from a research process under the theme of the Historical, Theoretical and Methodological Foundations of the Brazilian Social Service. In this way, we sought knowledge of the historical process of Social Service in Brazil, based on studies anchored in classic authors of Social Service, it was possible to carry out an analysis in the historical constitution of the profession from its origins to the contemporaneousness, having as product the legacy of the of the foundations for the 21st century. Regarding this century, it was possible to verify 5 official documents of ENESSO, 17 official documents of the CFESS-CRESS set, besides the ABEPSS Curriculum Guidelines and articles contained in the periodical of Temporalis, in order to systematize how the entities have been treated for professional training. The results show a great organization of the organizations in the defense of professional training, however, the quantitative analysis involving practicing professionals and students in training, show a strong tendency towards the creation of a "reserve care army", as Iamamoto (2015) put it. which leads to the deduction that even with a large organization at national and regional level, given the volume of professionals, teachers and students involved in the category of Social Work, it is unclear to what extent the professional project intensifies in the professional training processes and education. In addition to indicating the advances of a neoliberal agenda that has been transforming social relations, raising living conditions more and more in the direction of inequality, the sum of these factors represents a risk to the defense of the professional project, given that the combination of these elements, which reifies the profession within the organization of the capitalist mode of production, resulting in the weakening of professional identity, while a neoconservative wave rises in line with the interests of the ruling class, there are times of state of undeclared exception, where the retaliation of the the current conjuncture demands firm positions to resist and counter all this logic of class domination over class, positions that are constantly reaffirmed in the spaces where the entities of the profession are present.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFundamentos do Serviço Socialpor
dc.subjectEntidades representativaspor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectFundamentals of Social Serviceeng
dc.subjectRepresentative bodieseng
dc.subjectProfessional qualificationeng
dc.titleFormação profissional em serviço social: legado dos fundamentos para o século XXI e estudo da formação e trabalho profissional nas entidades representativaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoO trabalho que se apresenta para obtenção de título de bacharel em Serviço Social resulta de processo de pesquisa sob a temática dos Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social brasileiro. Desta forma, buscou-se conhecimento do processo histórico de Serviço Social no Brasil, a partir de estudos ancorados em autores clássicos do Serviço Social, foi possível realizar análise em constituição histórica da profissão desde suas origens até a contemporaneidade, tendo como produto o legado do conjunto dos fundamentos para o século XXI. Referente à este século, considerando o recorte temporal dos anos 2000 a 2017 foi possível analisar 5 documentos oficiais da ENESSO, 17 documentos oficiais do conjunto CFESS-CRESS, além das Diretrizes Curriculares da ABEPSS e artigos contidos no periódico da Temporalis relacionados à temática em total de 5 artigos analisados, com vistas à sistematizar como vem sendo organizada o trato das entidades para com a formação profissional contemporânea. Neste sentido, como arcabouço teórico e metodológico, situa-se o método crítico e dialético de Marx, conjugado à técnicas de pesquisa de estudo e análise de conteúdo documental em caráter exploratório, a fim de ordenar as variáveis qualitativas na estruturação do processo científico. Os resultados demonstraram vasta organização das entidades na defesa da formação profissional, entretanto, a análise quantitativa envolvendo profissionais em exercício e estudantes em formação, demonstram forte tendência à criação de um “exército assistencial de reserva”, como nas palavras de Iamamoto (2015), inferindo que mesmo com vasta organização em nível nacional e regionais, face o volume de profissionais, docentes e discentes envolvidos na categoria do Serviço Social, não se tem clareza até que ponto o projeto profissional se intensifica nos processos de formação profissional e educação permanente. Além de indicar os avanços de uma agenda neoliberal que vem transformando as relações sociais elevando as condições de vida cada vez mais nos rumos da desigualdade, a soma desses fatores representa risco à defesa do projeto profissional. Haja vistas que a conjugação destes elementos, propicia condições que reifica a profissão dentro da organização do modo de produção capitalista, resultando no enfraquecimento da identidade profissional, ao tempo que uma onda neoconservadora se levanta alinhada à interesses da classe dominante, vivencia-se tempos de Estado de exceção não declarado, onde a retaliação dos direitos da classe trabalhadora vem se fazendo constantemente, a conjuntura atual exige posições firmes para resistir e contrapor toda esta lógica de dominação de classe sobre classe, posições que são reafirmadas constantemente nos espaços onde as entidades da profissão se fazem presente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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