dc.contributor.advisor | Constante, Sônia Elisabete | |
dc.creator | Magueta, Rita de Cássia de Matos | |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T15:40:37Z | |
dc.date.available | 2017-05-26T15:40:37Z | |
dc.date.issued | 2011-10-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2942 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research shows an analysis about diagnosing photographic documentation as a stage
of filling intervention in archival files. It uses a case study of an archival institution, the
Arquivo Histórico Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (AHSBPOA). A set of documents
of the institution is analysed. This study makes considerations over the photographic
diagnosis and the technical procedures that are used to preserve photography, from its
support to the monitoring of the storage environment. This study examines the rules and
recommendations for archives and correlate areas that work with photographic document
diagnosis. This study also proposes a diagnosis tool based on the tool presented by Centro
de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) for Fundação Nacional de Artes
(FUNARTE). This study analyses a sample from the photography collection of AHSBPOA
and its storage environmental conditions. All this data is processed and compared with the
temperature and the relative humidity of the institution and the city of Porto Alegre. It also
talks about contemporary photographic processes, its conservation and solutions for the
photographic collection of the AHSBPOA. This research goes over its outcome and reaches
the conclusion that diagnosing photographic documents is fundamental for strategic planning
with the aim of conserving photographic collections. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Conservação | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | AHSBPOA (Arquivo Histórico Sindicato dos Bancários de Porto Alegre) | por |
dc.title | Arquivo Histórico Sindicato dos Bancários de Porto Alegre: diagnóstico da documentação fotográfica | por |
dc.title.alternative | Arquivo Histórico Sindicato dos Bancários de Porto Alegre: diagnosing of photographic documentation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Crus Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa expõe a análise sobre o diagnóstico de documentação fotográfica como etapa
da intervenção arquivística em arquivos. Utiliza-se do estudo de caso de uma instituição
arquivística, Arquivo Histórico Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (AHSBPOA),
realizando a analise de um conjunto documental da instituição. Reflete sobre o diagnóstico
fotográfico e os procedimentos técnicos quanto à conservação da fotografia desde o seu
suporte até o monitoramento do ambiente de guarda. Discorre acerca das recomendações e
normas arquivísticas e áreas correlatas destinadas ao diagnóstico de documentos
fotográficos. Propõe um instrumento de diagnóstico baseado na ferramenta apresentada
pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Fundação Nacional de
Artes (FUNARTE). Analisa uma amostra do acervo de fotografias da instituição estudada,
bem como as condições ambientais de guarda, relacionando-as aos dados da temperatura e
umidade relativa da instituição às condições climáticas da cidade de Porto Alegre. Apresenta
os dados obtidos em pesquisa e discute os resultados. Versa sobre processos fotográficos
contemporâneos, bem como sua conservação na busca de soluções para a conservação
aplicáveis no arquivo fotográfico do AHSBPOA. Conclui que a tarefa de diagnóstico na
documentação fotográfica deriva em planejar ações visando à conservação do acervo
fotográfico. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |