A importância atribuida pela gestão escolar à formação continuada de professores: um estudo de caso
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre gestão escolar e formação continuada de professores em uma escola municipal de educação infantil, a partir dos apontamentos de um grupo de três professoras que fazem parte da equipe gestora da instituição. Também foi objetivo identificar as concepções que estas professoras possuem com relação à formação continuada, bem como a importância atribuída à mesma e a autonomia do docente para o desempenho de tal prática. Em relação à metodologia, caracterizou-se como abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, cujas informações foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada na modalidade reflexiva. Pode-se afirmar que as professoras entrevistadas foram unânimes em considerar de suma importância a formação continuada em sua atividade profissional, uma vez que esta se apresenta ligada à melhoria da prática pedagógica, muito embora demonstraram, de modo geral, pouca autonomia para a prática da mesma. Também, percebeu-se que a professora líder da equipe gestora visa propiciar, na rotina escolar, espaços de formação continuada, no entanto, estes não são assim percebidos pelas demais professoras, a quem, a formação continuada se processa pela troca, interação basicamente em cursos, jornadas e seminários.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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