Narrativas docentes sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: análise do discurso do sujeito coletivo numa escola municipal de Santa Maria/RS
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Data
2023-05-12Primeiro membro da banca
Gama, Maria Eliza Rosa
Segundo membro da banca
Nunes, Janilse Fernandes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A dissertação intitulada “Narrativas docentes sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: análise
do discurso do sujeito coletivo em uma escola municipal de Santa Maria/RS”, vincula-se ao Programa
de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ctism/UFSM. A pandemia da Covid19 levou as escolas a adotarem o ensino remoto como alternativa para a continuidade do processo
de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, esta dissertação teve como objetivo investigar como
ocorreu o processo de ensino remoto na escola pesquisada durante a pandemia e analisar o discurso
do sujeito coletivo dos professores que trabalharam com o ensino remoto. Entre os objetivos
específicos, destacou-se a identificação dos principais desafios e obstáculos encontrados pelos
professores na implementação do ensino remoto, a compreensão das estratégias e ferramentas
utilizadas para a promoção do processo de ensino e aprendizagem, bem como a investigação do
processo de capacitação dos professores para o ensino remoto e como isso influenciou sua atuação.
A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou como técnica de análise de dados o discurso
do sujeito coletivo. Foram utilizados documentos legais, pareceres e questionários aplicados a 25
professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Reverendo Alfredo Winderlich, localizada na
Vila Santos no Bairro Urlândia em Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul. As perguntas
abertas foram respondidas durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2022. Quanto à
formação dos participantes, todos os 25 possuem licenciatura em sua área de atuação. 12 possuem
curso de especialização, 12 mestrado e 1 professor com doutorado. O resultado da análise do
discurso do sujeito coletivo dos professores participantes revelou suas percepções sobre o ensino
remoto em tempos de pandemia; tendo como ideia central o conceito de ensino remoto.
Compreensões sobre o processo de planejamento pedagógico na rede municipal de ensino de Santa
Maria/RS e o uso de ferramentas para viabilizá-lo. Efetivação da aprendizagem em tempos de
ensino remoto e uso das tecnologias digitais no processo educacional; Compreensão sobre o
compromisso da mantenedora com a formação dos professores para o ensino remoto; Levantamento
dos obstáculos durante o ensino remoto. Recursos tecnológicos. Representação das vivências dos
professores durante o processo de ensino remoto. Os resultados da dissertação apontaram que o
ensino remoto trouxe desafios para a escola, exigindo a reorganização das rotinas administrativas e
pedagógicas. Os participantes da pesquisa destacaram a importância da formação continuada para o
uso das tecnologias na educação, assim como a necessidade de políticas públicas para garantir o
acesso à internet e recursos tecnológicos para todos os estudantes, especialmente os da rede
pública. Como resultado da pesquisa ressalta-se: a importância das tecnologias na educação e os
desafios enfrentados pelos professores na implementação do ensino remoto; A capacitação dos
docentes como fator essencial para o sucesso do ensino remoto; Contribuições para o
desenvolvimento de estratégias mais eficazes e políticas públicas para garantir o acesso à internet e
recursos tecnológicos; Necessidade de continuar a explorar e aprimorar o uso das tecnologias em
práticas pedagógicas para promoção de uma educação de qualidade e acessível para todos;
Repensar o modelo de ensino tradicional e buscar alternativas para garantir o direito de
aprendizagem; A pandemia evidenciou a importância da tecnologia na educação e a necessidade de
adaptação por parte dos profissionais da área; Investimentos em capacitações, percursos formativos
e suporte tecnológico para os professores; A pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento de
estratégias e políticas públicas efetivas para a continuidade do processo educacional em situações de
crise.
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