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dc.contributor.advisorMartins, Vera Sirlei
dc.creatorBatista, Larissa Alves
dc.date.accessioned2023-06-16T13:38:02Z
dc.date.available2023-06-16T13:38:02Z
dc.date.issued2023-01-27
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationBATISTA, L. A “No caminho da luz todo mundo é preto”: O Gerenciamento Estratégico da Comunicação de Crise e a persistência do Racismo Institucional. 2023. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29474
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2023.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão Estratégica da Comunicação de Crisepor
dc.subjectRacismo Institucionalpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCarrefourpor
dc.subjectMatriz de Dominaçãopor
dc.title"No caminho da luz todo mundo é preto": O Gerenciamento Estratégico da Comunicação de Crise e a persistência do Racismo Institucionalpor
dc.title.alternativeOn the path of light, everyone is black”: Strategic Communication Management of Crisis and the persistence of the Institutional Racismeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicas-Bachareladopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema o racismo institucional dentro de empresas privadas, para isso, a pesquisa aprofunda-se na maneira como a multinacional francesa, Carrefour, conduziu o gerenciamento de crise após o assassinato de João Alberto em 19 de novembro de 2020. A pergunta que nos guiou propõe entender em que medida as estratégias de comunicação em cenários de crise podem contribuir para a persistência do racismo institucional. Para cumprir-se elaboraram os seguintes objetivos: a) Mapear casos que envolvem racismo institucional e os conteúdos veiculados na mídia; b) Fazer uma revisão bibliográfica para compreender a definição teórica de protocolos de crise; c) Compreender a diferenciação de racismo estrutural e racismo institucional; d) Compreender a construção do discurso organizacional em torno das medidas no caso João Alberto; e) Identificar e analisar a relação entre o caso observado e o conceito de Matriz de Dominação. A delimitação do corpus para coleta ocorreu em conteúdos veiculados pela empresa em suas redes sociais e materiais divulgados pela imprensa. No primeiro momento, realizou-se uma revisão bibliográfica dentro das temáticas relacionadas a comunicação de crise e racismo, abordando os conceitos de Matriz de Dominação e Imagens de Controle (COLLINS, 2019), além de uma pesquisa documental para reunir os materiais sobre a condução do caso. Para analisar o corpus, utilizamos o giro hermenêutico da suspeita, criado por Fiorenza (2009), analisando os textos e as ações à procura de entender se houve reproduções da estrutura de dominação racial. Dessa maneira, a pesquisa nos apresentou como resultado que inicialmente a comunicação da empresa optou por um discurso que focava em questões jurídicas e que somente a partir da mobilização social, medidas antirracistas foram introduzidas na gestão estratégica de comunicação de crise. Sendo assim, a análise nos demonstrou que a comunicação é ferramenta do racismo institucional quando é conduzida somente para resguardo da reputação das empresas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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