Serviço social na educação: desafios e possibilidades da atuação
Resumo
O trabalho de conclusão de curso que aqui se apresenta, é uma continuidade das
reflexões criadas no processo de estágio curricular obrigatório. Tais reflexões dizem
respeito à atuação do/a assistente social na educação, mais especificadamente, em
relação aos desafios encontrados nos seus processos de trabalho, o uso dos
instrumentais técnico-operativos e, para, além disso, tem como objetivo, analisar, por
meio do levantamento de dados, o perfil socioeconômico dos estudantes bolsistas
do Colégio Nossa Senhora de Fátima, campo de realização do estágio curricular
obrigatório, e da Escola Nossa Senhora do Cenáculo. A discussão que aqui se
apresenta busca abordar conceitos centrados na origem do Serviço Social como
profissão no país, fazendo-se necessário realizar a apresentação das expressões da
questão social como objeto de trabalho do assistente social. Para tanto, usa
concepções de autores da área do Serviço Social, que tratam de discussões
pertinentes a este assunto, na forma de artigos e textos. Também, apresentam-se
aqui, interpretações sobre a origem da educação e da atuação do Serviço social,
explanado seus desafios e possibilidades como profissional da educação. O trabalho
promove um aprofundamento da discussão teórica, a respeito da dimensão
interventiva da profissão, destacando suas singularidades, na forma de atuar frente
ao conjunto formado pela família, instituição, estudante e Serviço Social. Com isso,
o trabalho propõe uma problematização em volta das duas instituições citadas
anteriormente, na qual, identifica, através do levantamento de dados obtido por meio
das fichas socioeconômicas dos estudantes bolsistas, que, o perfil dos mesmos, é
paralelamente igual.
Coleções
- TCC Serviço Social [190]
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