dc.contributor.advisor | Florek, Cristiane Salete | |
dc.creator | Silva, Laura Lopes da | |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T18:24:16Z | |
dc.date.available | 2023-06-16T18:24:16Z | |
dc.date.issued | 2023-01-30 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29487 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado
ao Curso de Bacharelado em Letras -
Português/Literaturas, da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM), como requisito
parcial para obtenção do título de Bacharel
em Letras. | por |
dc.description.abstract | The novel Lolita (1955), by Vladimir Nabokov, creates a lot of controversy for its content and
also for the positions it triggers in the public. Therefore, this final paper aims to comprehend
how the novel’s unreliable narrator builds his argumentation throughout the narrative,
deciphering how and which argumentative strategies are employed by the character Humbert
Humbert to influence the novel's audience. For that, we used the theoretical foundations of
Socio-Affective Anchoring (AMOSSY, 2020; G0NÇALVES-SEGUNDO, 2020), which is
based on the Aristotelian pillars of ethos and pathos and is a deepening of one of the
dimensions of the Argumentative Theory. We recognize as results of the research the
determination of the different ways in which the narrator bifurcates his image, the audience’s
and the book’s subject. We consider that, in a broader way, this work can contribute to present
and establish benefits arising from the union of the vital fields of the courses of Letras,
Linguistics and Literature. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Lolita. Argumentação. Ancoragem Socioafetiva. Interface Literatura - Linguística. | por |
dc.title | A argumentação epistêmica de um narrador não confiável: análise da ancoragem socioafetiva em Lolita (1955), de Vladimir Nabokov | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | O romance Lolita (1955), de Vladimir Nabokov, gera muita polêmica pelo seu conteúdo e
também pelos posicionamentos que desencadeia no público. Assim, este trabalho de
conclusão de curso visa a compreender como o narrador não confiável do romance constrói a
sua argumentação ao longo da narrativa, decifrando como e quais estratégias argumentativas
são empregadas pelo personagem Humbert Humbert para influenciar o público do romance.
Para isso, empregamos os fundamentos teóricos da Ancoragem Socioafetiva (AMOSSY,
2020; G0NÇALVES-SEGUNDO, 2020), que se sustenta nos pilares aristotélicos do ethos e
do pathos e é um aprofundamento de uma das dimensões da Teoria Argumentativa.
Reconhecemos enquanto resultados da pesquisa o apuramento das diferentes formas em que o
narrador bifurca a sua imagem, a do auditório e a do assunto do livro. Acreditamos que, de
modo mais amplo, este trabalho pode contribuir para apresentar e estabilizar benefícios
provenientes da união dos campos vitais dos cursos de Letras, Linguística e Literatura. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |