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dc.creatorCruz, Matheus Souza da
dc.date.accessioned2023-06-19T17:42:28Z
dc.date.available2023-06-19T17:42:28Z
dc.date.issued2023-03-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29499
dc.description.abstractThe global goals defined for the reduction of the emission of Greenhouse Effect Gases (GHG) aiming to prevent the increase in the terrestrial temperature until the end of this century pass through the decarbonization of the transport sector, in view of its large participation in the emission of CO2. However, aiming at the dissemination of technology, several studies have been demonstrating that, in order to adhere to the so-called Electric Vehicles (EV), there is a need to create public infrastructures that allow fast charging of these, enabling displacements above their autonomies, and the Fast Charging Stations (FCS) on highways make up the largest portion of such infrastructure. Even if necessary, the development of FCS imposes challenges related to the high demands, and the integration of local microgeneration with or without storage can be considered, originating Microgrid topologies. In this context, the Net Zero Energy Building (NZEB) concept can contribute to the smart and sustainable development of FCS on highways through their energy planning. Thus, this work defines a methodology for the planning and analysis of FCS Microgrids considering the NZEB through quantitative indicators, allowing to optimize self-sufficiency and limit the impacts on the main electrical grid of the distributor. The methodology is applied to a real case study that considers the growth of EVs in southern Brazil. The analyzes simplified that the dimensioned Microgrid meets the energy needs of the FCS and presents the best NZEB indicators in the considered study horizon. Furthermore, the characterization of representative profiles for different load and generation conditions complements the analyses, demonstrating that the inclusion of storage promotes delay and reduction of the power flow reversal peak, in addition to further improving the NZEB indicators. Finally, the developed methodology demonstrates the importance of considering different scenarios in the planning of FCS Microgrids on highways that tend to grow in the coming years.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectMicrorredespor
dc.subjectEstações de recargas rápidaspor
dc.subjectNet zero energy buildingpor
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectMicrogridseng
dc.subjectFast charging stationseng
dc.titleMetodologia para planejamento e análise de microrredes de estações de recargas rápidas considerando indicadores net zero energy buildingpor
dc.title.alternativeMethodology for planning and analysis of microgrids of fast charge stations considering net zero energy building indicatorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs metas mundiais definidas para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) visando impedir o aumento da temperatura terrestre até o final deste século passam pela descarbonização do setor de transportes, tendo em vista a larga participação deste na emissão de CO2. Contudo, visando a difusão da tecnologia, diversos estudos vêm demonstrando que, para a adesão aos chamados Veículos Elétricos (VEs) há a necessidade de criação de infraestruturas públicas que permitam o rápido carregamento destes, possibilitando deslocamentos acima de suas autonomias, sendo que, as Estações de Recargas Rápidas (ERRs) em rodovias constituem a maior parcela de tais infraestruturas. Ainda que necessário, o desenvolvimento das ERRs impõe desafios relacionados às elevadas demandas, podendo ser considerada a integração da microgeração local com ou sem armazenamento, originando topologias de Microrredes. Nesse contexto, considerando a autossuficiência, que visa otimizar a utilização dos recursos locais, o conceito Net Zero Energy Building (NZEB) pode contribuir para o desenvolvimento inteligente e sustentável de ERRs em rodovias através do planejamento energético destas. Desse modo, este trabalho define uma metodologia para o planejamento e análise de Microrredes de ERRs considerando o NZEB através de indicadores quantitativos, permitindo otimizar a autossuficiência e limitar os impactos na rede elétrica principal da distribuidora. A metodologia é aplicada a um estudo de caso real que considera o crescimento de VEs no sul do Brasil. As análises desenvolvidas demonstraram que a Microrrede dimensionada atende as necessidades energéticas da ERR e apresenta os melhores indicadores NZEB no horizonte de estudo considerado. Ainda, a caracterização de perfis representativos para diferentes condições de carga e geração complementam as análises, demonstrando que a inclusão do armazenamento promove atraso e redução do pico da reversão do fluxo de potência, além de aprimorar ainda mais os indicadores NZEB. Por fim, a metodologia desenvolvida demonstra a importância de considerar diferentes cenários no planejamento de Microrredes de ERRs em rodovias que tendem a crescer nos próximos anos.por
dc.contributor.advisor1Abaide, Alzenira da Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2427825596072142por
dc.contributor.referee1Santos, Laura Lisiane Callai dos
dc.contributor.referee2Resener, Mariana
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696344432355306por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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