A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica

View/ Open
Date
2013-11-30Author
Dias, Cristiane Ida Trampusch Rodrigues
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como acontece a Construção do Projeto Pedagógico na Escola de Educação Básica. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica com os seguintes autores: Alonso (2003), Farfus (2008), Ferreira (2007), N. Ferreira (2004), Freire (1996), Libâneo (2007 e 2008), Palma (2008), Sander (2005), Vasconcellos (1999), Veiga (2002) e Vieira (2006), dentre outros que contribuíram com a construção da pesquisa. Com essa discussão entre os autores escolhidos e pesquisa em uma escola de educação básica de rede pública, realizou-se uma investigação, conforme alguns pressupostos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), sobre o processo de construção do projeto político - pedagógico desta escola no município de Três Passos. Os referidos estudiosos abordam que o Projeto Político – Pedagógico é o marco para a construção da democracia escolar. Começando-se as conquistas que darão início a novas articulações do processo educacional, pois significam o ingresso na construção de uma educação que recebe novas formas de políticas educacionais. Ficando claro que o projeto político – pedagógico é um processo no qual há a necessidade da atenção de educadores, alunos, enfim da comunidade escolar. O trabalho apresenta a seguinte questão de pesquisa: como acontece a construção do projeto político – pedagógico na escola de educação básica? Para oferecer respostas à questão central, este estudo monográfico organizou-se metodologicamente no formato de uma pesquisa qualitativa, tendo como enfoque investigativo o estudo de caso, pelo motivo de obter detalhamentos, descrição e fundamentação teórica com entrevista com pessoas envolvidas com o fenômeno investigado ao longo do seu desenvolvimento.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]