O serviço social e a informação como potencialização ao acesso de serviços do setor de Clínica Médica II do HUSM
Abstract
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo abordar a área do
Serviço Social na saúde sob a perspectiva do trabalho em rede, base para o
desenvolvimento do projeto de intervenção, realizado no setor de Clínica Médica II do
Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no ano de 2019, no qual foi
desenvolvido o estágio curricular do curso de Serviço Social. O trabalho está
respaldado na vivência do estágio curricular (A e B), através de revisão bibliográfica e
reflexões das experiências oriundas do estágio em Serviço Social da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). Tais conhecimentos que geraram o processo de
intervenção, ocorreram por meio de entrevistas, por documentos como diários de
campo e análise institucional. Informar os usuários e seus familiares quanto ao acesso
aos direitos e políticas públicas envolvidas através das demandas levantadas,
motivaram o desenvolvimento do projeto de intervenção, no qual possibilitou o
esclarecimento sobre o trabalho em rede do HUSM, dentro do hospital como um todo,
assim como, por meio das instituições parceiras, se deu através de cartilhas
distribuídas nos leitos, para os usuários e seus familiares. A orientação, a informação
e o esclarecimento são atribuições profissionais dos (as) assistentes sociais, de forma
que o projeto de intervenção culminou na efetivação do direito à informação. Nesse
sentido, faz-se necessário o aperfeiçoamento profissional contínuo, bem como, atuar
no contexto interdisciplinar de forma harmonizada e criativa, participando
estrategicamente das políticas públicas sociais junto à equipe e seus usuários.
Collections
- TCC Serviço Social [190]
The following license files are associated with this item: