dc.contributor.advisor | Cabral, Sara Regina Scotta | |
dc.creator | Wink, Débora Spanamberg | |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T13:41:30Z | |
dc.date.available | 2023-06-20T13:41:30Z | |
dc.date.issued | 2019-07-18 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29510 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão apresentado ao curso de
Bacharelado em Letras — Português e
Literaturas de Língua Portuguesa, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
como requisito parcial para a obtenção do título
de Bacharela em Letras. | por |
dc.description.abstract | For Halliday and Matthiessen (2014), the ideational meta-function of language consists in
representing human experience through the transitivity system. Representation is a way of
symbolizing the world through language, and the literary text is a particular case, because a
verbal sign can constitute more than one meaning, so that there are first and second order
meanings (HASAN, 1989). Taking these assumptions into consideration, this work had as its
object of study the tale “Perdoando Deus”, by Clarice Lispector, and sought to answer the
following questions: (i) What representations does the narrator construct for God and for
herself ?; (ii) How do these representations relate? To this end, WordSmith Tools 6.0 (SCOTT,
2012) features and manual analysis used to select the clauses that made up the corpus (241
clauses), which were subjected to categorization of processes and participants and interpretation
of evidenced representations. Analysis has shown that these representations have changed
throughout the text as a result caused by an appearance of a dead rat. It changes the narrator's
perception of God and the world, whose representations as an idealization of the narrator are
recognized. The same thing happens to her, because from the grotesque vision of the rat she
perceives in herself a bad side, which she did not want to come across. In this sense, the essential
is not so invisible to the eyes, because according to what they reveal, it is possible to reach the
truest conclusions, as happened with the character. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Linguística Sistêmico-Funcional. Representação. Literatura. Clarice Lispector. | por |
dc.title | O essencial não é tão invisível aos olhos: as representações em “Perdoando Deus”, de Clarice Lispector, sob a ótica da linguística sistêmico-funcional | por |
dc.title.alternative | THE ESSENTIAL IS NOT SO INVISIBLE TO THE EYES: THE REPRESENTATIONS IN “PERDOANO DEUS” BY CLARICE LISPECTOR, UNDER THE SYSTEMIC-FUNCTIONAL LINGUISTIC OPTICS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | Para Halliday e Matthiessen (2014), a metafunção ideacional da linguagem consiste em
representar a experiência humana através do sistema de transitividade. A representação é um
modo de simbolizar o mundo por meio da linguagem, e o texto literário é um caso particular,
porque um signo verbal pode constituir mais de uma significação, de modo que existam
significados de primeira e de segunda ordem (HASAN, 1989). Levando esses pressupostos em
consideração, este trabalho teve como objeto de estudo o conto “Perdoando Deus”, de Clarice
Lispector, e buscou responder às seguintes questões: (i) Que representações a narradora constrói
para Deus e para si mesma?; (ii) De que modo essas representações relacionam-se? Para tanto,
recursos do WordSmith Tools 6.0 (SCOTT, 2012) e análise manual serviram à seleção das
orações que compuseram o corpus (241 orações), que foi submetido à categorização de
processos e participantes e à interpretação das representações evidenciadas. A análise
demonstrou que estas transformam-se ao longo do texto, consequência do aparecimento de um
rato morto. Ele muda a percepção da narradora em relação a Deus e ao mundo, cujas
representações são reconhecidas como uma idealizações da narradora. Com ela, acontece o
mesmo, pois, a partir da visão grotesca do rato, percebe em si mesma um lado ruim, com o qual
não queria se deparar. Nesse sentido, o essencial não é tão invisível aos olhos, porque, segundo
o que eles revelam, é possível chegar às conclusões mais verdadeiras, como aconteceu com a
personagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |