Os desafios da inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
Resumo
Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido
repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com
necessidades educacionais especiais. A problemática central deste estudo é a
inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. Delimitou-se como objetivo
geral verificar como está ocorrendo o processo de inclusão de crianças com autismo
na Educação Infantil. A partir disso delineou-se como objetivos específicos: identificar
as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores para as crianças com
autismo na Educação Infantil e conhecer os principais desafios encontrados pelos
professores na inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa
realizada é de natureza bibliográfica, em que se usou as seguintes bases de dados
para a coleta do material de análise: Scielo, Lilacs e Bvs. Os descritores utilizados
foram “Autismo e educação infantil”; “Práticas pedagógicas e Inclusão”; “Inclusão de
crianças autistas”. Os autores com os quais dialogamos foram: Tamanaha (2008);
Favoretto & Lamonica (2014); Barberini (2016); Oliveira (2021); Camargo (2022), entre
outros. Após a leitura dos artigos delimitou-se duas categorias de análise, a saber: o
processo de inclusão de crianças com autismo na Educação e as práticas
pedagógicas e os principais desafios encontrados pelos professores na inclusão de
crianças com autismo na Educação Infantil. Identificou-se na literatura encontrada o
despreparo de professores como um desafio para a incluir as crianças com autismo,
sendo que a escola e estes profissionais necessitam de uma formação continuada.
Além disso constatou-se que a criança com autismo precisa de práticas pedagógicas
para que de fato aconteça o seu processo de aprendizagem e a sua inclusão no ensino
regular.