dc.creator | Gonçalves, Ana Caroline Machado | |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T14:35:38Z | |
dc.date.available | 2023-06-26T14:35:38Z | |
dc.date.issued | 2023-04-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29555 | |
dc.description.abstract | This dissertation investigates the initial training of Sciences and Biology teachers concerning
the supervised practices and the Pedagogical Residence Program (PRP) developed in the
Biological Sciences Course-Bachelor degree from the Federal University of the Pampa -
UNIPAMPA, São Gabriel Campus. Therefore, its general purpose consists in understanding
which are the pedagogical and epistemological models that run through in the training of
undergraduate students in the Bachelor degree Course of Biological Sciences, in the teaching
through Curricular Supervised Practice and the Pedagogical Residence Program. This
research is rated as qualitative, in order to deeply understand the groups studied; exploratory,
in order to approach the problem, understand it and build hypothesis, and here this phase is
completed through the bibliographic research, in terms of technical procedures; and, finally, it
is characterized as explanatory research, as it seeks to identify the factors that determine or
collaborate for the occurrence of phenomena, comprised by a document research. The
documents analyzed consisted of reports from the subjects in each of the training periods,
being admitted to Content Analysis. The results show similarity in the choice of teaching
modes by the undergraduate students, even though they may have had different training time
and spaces. Directive education permeates the pedagogical practice of the students although it
is not necessarily predominant. Similarity can be noticed concerning the teaching modes that
arise from the groups, which suggests a unique basic training to them. However, it is worth
highlighting that the practical experience within the groups may be different, depending on
the influences they had along the training process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Espaços-tempos de formação | por |
dc.subject | Modalidades didáticas | por |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Ensino de Biologia | por |
dc.subject | Teachers’ basic training | eng |
dc.subject | Teaching time and spaces | eng |
dc.subject | Teaching modes | eng |
dc.subject | Sciences education | eng |
dc.subject | Biology education | eng |
dc.title | Modalidades didáticas utilizadas por licenciandos do curso de ciências biológicas no estágio curricular e no programa residência pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Unipampa: um estudo documental | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação investiga a formação inicial de professores de Ciências e Biologia no que diz
respeito aos estágios supervisionados e ao Programa Residência Pedagógica (PRP)
desenvolvidos no curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Federal do
Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel. Em vista disso, seu objetivo geral consiste em
compreender quais são os modelos pedagógicos e epistemológicos que perpassam na
formação de licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na docência por
meio do Estágio Curricular Supervisionado e do Programa Residência Pedagógica. Esta
pesquisa classifica-se como qualitativa, a fim de compreender em profundidade os grupos
estudados; exploratória, a fim de aproximar-se do problema, compreendê-lo e construir
hipóteses, sendo essa fase contemplada pela pesquisa bibliográfica, no que tange os
procedimentos técnicos; por fim, caracteriza-se como pesquisa explicativa, pois busca
identificar os fatores que determinam ou colaboram para a ocorrência de fenômenos,
compreendida por uma pesquisa documental. Os documentos analisados consistiram nos
relatórios gerados pelos sujeitos em cada um dos espaços-tempos de formação, sendo
submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram a similaridade na escolha de
modalidades didáticas pelos licenciandos, ainda que ocupem diferentes espaços-tempos de
formação. A pedagogia diretiva permeia a prática pedagógica dos estudantes, porém não a
predomina. Nota-se similaridade no que diz respeito às modalidades didáticas que emergem
dentro dos grupos, o que sugere uma formação inicial singular a eles; entretanto, é válido
ressaltar que a experiência prática dentro dos grupos poderá ser diferente, a depender das
influências recebidas no processo formativo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Marinho, Julio Cesar Bresolin | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7724745358129837 | por |
dc.contributor.referee1 | Mano, Amanda De Mattos Pereira | |
dc.contributor.referee2 | Mello, Elena Maria Billig | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4395528719915536 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |