O pinhão como foco de uma sequência de ensino investigativa em ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
Fecha
2023-04-27Primeiro membro da banca
Richter, Luciana
Segundo membro da banca
Gallon, Mônica da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As Ciências da Natureza fazem parte do dia a dia dos alunos, ou seja, da sua realidade. Relacionar os eventos cotidianos com os conteúdos a serem trabalhados, possibilita o desenvolvimento de aprendizagens significativas, uma vez que estes passam a fazer sentido e ter relevância na vida dos estudantes. Na escola, como os conteúdos de Ciências vêm sendo trabalhados, muitas vezes, não atendem às necessidades do educando. O ensino por investigação apresenta-se como uma possibilidade de abordagem capaz de trazer resultados favoráveis ao processo de ensino/aprendizagem, tornando-o atrativo e envolvente, estimulando a construção do conhecimento pelo aluno e sua autonomia. Esta dissertação tem por objetivo Investigar de que modo uma sequência de ensino investigativa, a partir do tema central pinhão, pode contribuir à alfabetização científica de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e o procedimento adotado foi o estudo de caso. Foi desenvolvida com 20 alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, de uma escola da região central do Rio Grande do Sul – Brasil. Foi proposta uma Sequência de Ensino por Investigação, que teve como ponto de partida a Festa Junina, mais especificamente o pinhão, sendo organizada em 5 módulos. A coleta de dados foi realizada por meio de um Diário de Bordo, fichas descritivas, material, imagens, transcrição de áudios e vídeos. A avaliação foi feita a partir da análise dos dados coletados. O trabalho desenvolvido cumpriu as etapas necessárias para a investigação científica, promoveu o desenvolvimento da Alfabetização Científica e proporcionou a construção de aprendizagens significativas. O ensino por investigação em Ciências propiciou aos alunos não apenas o contato com os conteúdos programáticos necessários à etapa educativa na qual estão inseridos, mas principalmente, a construção e a apreensão dos saberes relacionados a eles. Assim, ao promovermos o ensino por investigação, contribuímos para a formação de um sujeito crítico, questionador, consciente e atuante na sociedade. Destacamos que esse não é um fim e sim um começo, o início de uma forma diferenciada de trabalho em Ciências – a investigação científica. Um meio de aproximar os conteúdos dessa disciplina ao cotidiano dos alunos, evidenciando que eles também estão lá. É uma contribuição, indicando ser possível realizar um trabalho interdisciplinar e significativo para os educandos. Também, é o início da Alfabetização Cientifica desses alunos, uma primeira etapa de muitas que esperamos que venham a seguir e que contribuam para evoluções no presente e para a construção de um futuro melhor.
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