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dc.contributor.advisorLazzarin, Luís Fernando
dc.creatorMoura, Marlene Martins
dc.date.accessioned2017-05-29T12:54:11Z
dc.date.available2017-05-29T12:54:11Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2955
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research aims to broach the subject of "Democratic Autonomy and Management: Paths to the enhancement of public school" because it is understood that it is of great importance for all educators and society, seeking to answer the following questions: what is the role of the Political Pedagogical Project in construction of autonomy and in the practice of democratic management school according to parents, students, teachers and directors? From these questions it is aimed to know what the school community thinks about autonomy, democratic management and the value of education. Specifically, it was also sought to determine the influence of the Pedagogical Political Project in the process of construction of autonomy and democratic management, as well as analyze how is the participation of stakeholders involved in the structuring of the value of educational work. Moreover, it was also proposed to identify which practices of democratic management are effective in the school environment. The methodological procedures used were field survey through the case study of the Military Public School of Palmas, where questionnaires were used to collect data to explain the broached issues. It is expected that this study be relevant to every society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectValorizaçãopor
dc.titleAutonomia e gestão democrática: caminhos para a valorização da escola públicapor
dc.title.alternativeDemocratic autonomy and management: paths to the enhancement of public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa pretende abordar sobre o tema “Autonomia e Gestão Democrática: caminhos para a valorização da escola pública” por se entender que é de grande relevância para educadores e toda sociedade, buscando responder aos seguintes questionamentos: Qual o papel do Projeto Político Pedagógico na construção da autonomia e na prática de gestão democrática escolar segundo pais, alunos, professores e gestores? A partir desses questionamentos aspirou-se como objetivo geral conhecer o que pensa a comunidade escolar sobre autonomia e gestão democrática e valorização da educação. Especificamente, também buscou conhecer a influência do Projeto Político Pedagógico no processo de construção da autonomia e gestão democrática, assim como analisar como se dá a participação dos atores envolvidos na construção da valorização do trabalho educacional. Além disso, propôs-se ainda identificar quais as práticas de gestão democrática são efetivadas no ambiente escolar. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa de campo através do estudo de caso do Colégio Militar de Palmas, onde foram aplicados questionários a fim de coletar dados que possibilitem elucidar os problemas levantados. Espera-se que este estudo seja relevante para toda sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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