dc.contributor.advisor | Bertuol, Daniel Assumpcão | |
dc.creator | Karnopp, Erick Schünke | |
dc.creator | Moro, Felipe | |
dc.creator | Brikalski, Ingrid Souza | |
dc.creator | Santos, Rodrigo Romano dos | |
dc.creator | Rodrigues, Vicente Augusto Squizani | |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T12:57:12Z | |
dc.date.available | 2023-07-03T12:57:12Z | |
dc.date.issued | 2023-02-06 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | KARNOPP, E. S.; MORO, F.; BRIKALSKI, I. S.; SANTOS, R. R.; RODRIGUES, V. A. S. Reciclagem de baterias de íons de lítio com foco na economia circular do material catódico NMC (LiNi0,33CO0,33Mn0,33O2). 2023. 540 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29589 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Química, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The recent popularization of electric vehicles has brought benefits to the environment, such as those related to the reduction of greenhouse gas emissions. Currently, due to the great demand for electric vehicles and portable devices, the raw materials that make up lithium-ion batteries are becoming increasingly scarce in cars, making the recycling market very attractive and promising. However, a large share of raw materials are still extracted from natural sources, causing environmental and, many times, social issues where the exploration of these sources is done in an irregular manner. For such, this given work looked to analyze the technical and economic viability of recycling lithium-ion batteries to recover the cathodic material, with focus in the NMC cathodic material (LiNi0.33Co0.33Mn0.33O2), because of its ample utilization nowadays, in view of its focus in the circular economy of this material, seeking to reinsert it in the productive chain of lithium-ion batteries. For this objective, with its vision turned to what is done in other countries and to what is beginning to be practiced in Brazil, where such market is until now underdeveloped, it is expected to be recycled annually 3350 tons of lithium-ion batteries, generating a total of 1632.30 tons of NMC cathodic material a year, the industrial plant being located in Campinas-SP, in its Industrial District. The investment for this business is R$202.710.194,50. It is expected a payback of seventh year and an Internal Rate of Return of 26,66%, in comparison to a Minimum Required Rate of Return of 13,75% per year, presenting this way as a theoretically viable application of this business in national soil, considering bigger advancements in this market in the next years in Brazil. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Economia circular | por |
dc.subject | Reciclagem | por |
dc.subject | Material catódico | por |
dc.subject | Baterias | por |
dc.subject | LIBs | por |
dc.subject | Circular economy | eng |
dc.subject | Recycling | eng |
dc.subject | Cathodic material | eng |
dc.subject | Batteries | eng |
dc.title | Reciclagem de baterias de íons de lítio com foco na economia circular do material catódico NMC (LiNi0,33CO0,33Mn0,33O2) | por |
dc.title.alternative | Recycling of lithium-ion batteries with focus in the circular economy of the cathodic material NMC (LiNi0,33Co0,33Mn0,33O2) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Química | por |
dc.description.resumo | A recente popularização dos veículos elétricos vem trazendo benefícios ao meio ambiente, como os relacionados à redução das emissões dos gases do efeito estufa. Atualmente, devido a grande demanda por veículos elétricos e dispositivos portáteis, as matérias-primas que compõem as baterias de íons de lítio estão ficando cada vez mais escassas e caras, tornando o mercado da reciclagem muito atrativo e promissor. Contudo, grande parte das matérias-primas ainda são extraídas de fontes naturais, ocasionando problemas ambientais e, muitas vezes, sociais onde a exploração destes recursos é realizada de maneira irregular. Para tanto, o presente trabalho buscou analisar a viabilidade técnica e econômica da reciclagem de baterias de íons de lítio, com foco na recuperação do material catódico NMC (LiNi0,33Co0,33Mn0,33O2) pela sua ampla utilização na atualidade, tendo em vista o foco na economia circular deste material, visando reinseri-lo na cadeia produtiva de baterias de íons de lítio. Para esse objetivo, tendo como referência o que é praticado em outros países, espera-se reciclar anualmente 3350 toneladas de baterias de íons de lítio, gerando um total de 1632,30 toneladas de material catódico NMC por ano, sendo a unidade industrial localizada em Campinas-SP. O investimento para o empreendimento é de R$202.710.194,50. Assim, espera-se um payback no sétimo ano com uma Taxa Interna de Retorno de 26,66%, em comparação a uma Taxa Média de Atratividade de 13,75% ao ano, apresentando deste modo uma viabilidade teórica da aplicação deste empreendimento em solo nacional, considerando maiores avanços neste mercado nos próximos anos no Brasil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |