Jogos digitais na educação básica: proposta de curso – MOOC – para fomentar a produção de recursos educacionais abertos
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Data
2023-03-30Primeiro membro da banca
Costa, Alan Ricardo
Segundo membro da banca
Jacques, Juliana Sales
Metadata
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Considero que a evolução da sociedade demanda a diversificação das ferramentas
no processo de ensino e entendo a associação entre o uso de jogos digitais e os
Recursos Educacionais Abertos – REA – como proposta metodológica para ampliar
as estratégias na Educação Básica. Nesse viés, configuro como problema: em que
medida os jogos digitais e os REA, na formação de professores, podem potencializar
práticas educativas? Desse modo, objetivo desenvolver um Curso On-line Aberto e
Massivo (MOOC), como REA, para professores e outros interessados no tema,
envolvendo a produção de jogos digitais com foco na narrativa, criados a partir da
plataforma brasileira FazGame. Como objetivos específicos, defino: a) ampliar a
fluência tecnológico-pedagógica dos participantes; b) fomentar a criação de jogos
digitais como REA; c) proporcionar a interatividade dos participantes com os
materiais produzidos; d) propor o desenvolvimento de jogos digitais focados na
narrativa; e) incentivar a política da Educação Aberta, por meio dos pressupostos
dos REA. A metodologia está ancorada na abordagem qualitativa, seguindo os
passos: i) Pesquisa bibliográfica; ii) Aplicação de questionário diagnóstico; iii)
Elaboração, desenvolvimento e implementação do curso; e iv) Avaliação do MOOC
pelos participantes. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho se configura nos
estudos sobre jogos de Huizinga (2014; 2017), McGonigal (2017), Coelho e Costa
(2016), Alexandre e Peres (2013), Moran (2013), Whitton (2012), Prensky (2012) e
Matar (2013); os conceitos de REA são definidos pela UNESCO (2017) e
corroborados por Mazzardo (2018); Costa et al. (2016); Wiley (2014); Reginatto e
Algarve (2020); Jacques e Mallmann (2016); e Santos (2015); e a caracterização de
MOOC pressupões a visão de Inuzuca e Duarte (2012); e Gonçalves e Gonçalves
(2015). O curso – “REA em jogo” – construído e publicado na plataforma on-line
Google Sites, poderá ser utilizado, compartilhado e remixado, tendo em vista a
democratização do conhecimento. A criação e disponibilização do MOOC parte do
pressuposto da necessidade de apoio aos professores, principalmente da Educação
Básica para atender as demandas das práticas pedagógicas porque, atualmente,
eles estão sendo desafiados a acompanharem os avanços tecnológicos,
considerado o espaço no qual a maioria dos alunos está imersa. A avaliação do
curso demonstra que a proposta colabora com a ampliação de práticas pedagógicas
dinâmicas e interativas, além de promoverem novas oportunidades de difusão do
conhecimento. O trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa Desenvolvimento de
Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em
Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria.
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