dc.creator | Silva, Cristian Martins da | |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T17:59:08Z | |
dc.date.available | 2023-07-10T17:59:08Z | |
dc.date.issued | 2023-05-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29664 | |
dc.description.abstract | Spatial Visualization Skills (SVS) can be defined as the ability to mentally visualize,
manipulate and recognize an object. In the last two decades, a growing number of researches
have discussed the potential of SVS as evidence and justification in teaching and learning
problems in the area of Mathematics. Given its relevance in the context of Mathematics
Education and its presence in Basic Education, mainly in Didactic Books (DB) and in the
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), it is understood the importance of addressing
SVS in teacher training, and, in addition, the need to propose activities that develop SVS is
evident. Therefore, a possible proposal is to associate these tasks with Digital Technologies
(DT). In view of the above, the objective of this research is to investigate possibilities of
working with SVS articulated with DT in a teacher training course. In this way, the present
dissertation was structured in the format of articles, in which the five stages for the research
are described: the first is the discussion of the theoretical aspects of SVS; the second consists
of a mapping of dissertations on SVS; the third is the analysis of the presence of SVS in DB
tasks; the fourth stage is the occurrence of questions present in ENEM tests that depend on the
HVE to be resolved; the fifth step refers to the elaboration and application of a sequence of
activities to develop SVS in a training course for Mathematics teachers. In this way, the first
three stages of the investigation are characterized as Bibliographic Research, the fourth as
Documentary Research and the last, being applied, as a Case Study. In this sense, based on
the results of each stage, understand how some authors classify SVS, it was possible to place
the research carried out in relation to the others selected in the mapping, evaluate how SVS
are present in DB and how it is not broadly developed from of the analyzed categories, as well
as in relation to ENEM questions that require certain visualization actions for resolution.
Finally, the elaboration of a sequence of activities articulating the development of SVS with
the use of DT showed how Dynamic Geometry Environments, in particular GeoGebra, played
an important role in the exercise of spatial visualization with students of a teacher training
course of math. In addition, this research found emerging difficulties in the development of
SVS and expands the discussion on how to overcome these obstacles with the use of DT. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Habilidades de visualização espacial | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Livros didáticos. | por |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | por |
dc.subject | Formação de professores de matemática | por |
dc.subject | Spatial visualization skills | eng |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | Didactic books | eng |
dc.subject | National High School Examination | eng |
dc.subject | Formation of mathematics teachers | eng |
dc.title | Habilidades de visualização espacial na formação de professores de matemática | por |
dc.title.alternative | Spatial visualization skills in mathematics teacher training | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de
visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. Nas últimas duas décadas, um
número crescente de pesquisas tem discutido o potencial das HVE como evidência e
justificativa em problemas de ensino e aprendizagem na área de Matemática. Dada sua
relevância no contexto da Educação Matemática e diante da sua presença na Educação Básica,
principalmente nos Livros Didáticos (LD) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM),
entende-se a importância de abordar as HVE na formação de professores, e, além disso,
evidencia-se a necessidade de propor atividades que desenvolvam as HVE. Sendo assim, uma
possibilidade de proposta é associar essas tarefas às Tecnologias Digitais (TD). Mediante o
exposto, o objetivo desta pesquisa é investigar possibilidades de trabalhar as HVE articuladas
às TD em um curso de formação de professores. Dessa forma, a presente dissertação foi
estruturada no formato de artigos, em que descrevem-se as cinco etapas para a pesquisa: a
primeira é a discussão dos aspectos teóricos das HVE; a segunda consiste em um mapeamento
de dissertações sobre HVE; a terceira é a análise da presença das HVE em tarefas de LD; a
quarta etapa é a ocorrência de questões presentes em provas do ENEM que dependem das
HVE para serem resolvidas; a quinta etapa refere-se à elaboração e aplicação de uma
sequência de atividades para desenvolver HVE em um curso de formação de professores de
Matemática. Desta forma, as três primeiras etapas da investigação caracterizam-se como
Pesquisa Bibliográfica, a quarta como Pesquisa Documental e a última, sendo aplicada, como
um Estudo de Caso. Nesse sentido a partir dos resultados de cada etapa foi possível, entender
como alguns autores classificam as HVE, situar a pesquisa realizada em relação às demais
selecionadas no mapeamento, avaliar como as HVE estão presente nos LD e como ela não é
desenvolvida de forma ampla a partir das categorias analisadas, assim como em relação às
questões do ENEM que exigem determinadas ações de visualização para a resolução. Por fim,
a elaboração de uma sequência de atividades articulando o desenvolvimento das HVE com o
uso das TD evidenciou como os Ambientes de Geometria Dinâmica, em especial o GeoGebra,
desempenharam um papel importante no exercício da visualização espacial com alunos de um
curso de formação de professores de Matemática. Além disso, a presente pesquisa constatou
dificuldades emergentes no desenvolvimento das HVE e amplia a discussão de como superar
esses empecilhos com o uso das TD. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.contributor.referee1 | Pozzebon, Simone | |
dc.contributor.referee2 | Bulegon, Ana Marli | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2857802763678212 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |