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dc.creatorRodrigues, Glauco Oliveira
dc.date.accessioned2023-07-12T11:14:08Z
dc.date.available2023-07-12T11:14:08Z
dc.date.issued2023-04-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29674
dc.descriptionData de defesa de acordo com a ata.
dc.description.abstractAir pollution and greenhouse gases from burning fossil fuels in the transport sector are responsible for around 25% of global CO2 emissions. To reduce these emissions, the electrification of urban mobility is an emerging trend, with the insertion of electric vehicles in Brazilian cities that can have a positive impact on reducing air pollution and greenhouse gas emissions. The thesis aims to conceive, develop and evaluate model(s) of system dynamics that support the decision-making process involving the insertion of electric vehicles in the electric power system, focusing on the feasibility of implementing electric buses in a city. Electric transport is an important alternative to reduce polluting gas emissions in the transport sector. Electric vehicles are also an alternative for the business world, this study reinforces the use of electric vehicles in transport, where new strategies are presented and analyzed. The method used in this study is that of system dynamics, which is an approach to understand the behavior of complex systems over time. With the application of the methodology, the systems of electric vehicles can be understood and analyzed, through the interactions between the variables of the models. Furthermore, new policies and structures can be designed to improve the behavior of the current system. The main results point out the importance of the insertion of electric vehicles. The results show that the use of electric vehicles reduces emissions and transport costs, highlighting the importance of their use to combat vehicle emissions and ensure a sustainable future. Some limitations are highlighted, such as the lack of models of some electric vehicles, such as trucks, which due to lack of data were not included in the study. As future work, it is intended to expand the models of energy generation through solar panels and also to develop models that are less broad and more focused on different situations.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDinâmica de sistemaspor
dc.subjectModelagem computacionalpor
dc.subjectVeículos elétricospor
dc.subjectVensim-PLEpor
dc.subjectSystems dynamicseng
dc.subjectComputational modelingeng
dc.subjectElectric vehicleseng
dc.titleDinâmica de sistemas para análise do impacto da inserção de veículos elétricospor
dc.title.alternativeSystem dynamics to analyze the impact of the insertion of electric vehicles in the electrical power systemeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA poluição do ar e os gases de efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis no setor de transporte, é responsável por cerca de 25% das emissões globais de CO2. Para reduzir essas emissões, a eletrificação da mobilidade urbana é uma tendência emergente, com a inserção de veículos elétricos em cidades brasileiras podendo ter um impacto positivo na redução da poluição do ar e emissão de gases de efeito estufa. A tese tem como objetivo conceber, desenvolver e avaliar modelo(s) de dinâmica de sistemas que sirvam para apoio ao processo decisório envolvendo a inserção de veículos elétricos no sistema elétrico de potência, com foco na viabilidade da implementação de ônibus elétricos em uma cidade. O transporte elétrico é uma alternativa importante para reduzir as emissões de gases poluentes no setor de transportes. Os veículos elétricos também são alternativos para o mundo dos negócios, este estudo reforça a utilização de veículos elétricos no transporte, onde novas estratégias são apresentadas e analisadas. O método utilizado neste estudo é a da dinâmica de sistemas, que é uma abordagem para entender o comportamento de sistemas complexos no tempo. Com a aplicação da metodologia os sistemas dos veículos elétricos poderão ser entendidos e analisados, através das interações entre as variáveis dos modelos. Além disso, novas políticas e estruturas podem ser desenhadas para melhorar o comportamento do sistema atual. Os principais resultados apontam importância da inserção de veículos elétricos. Os resultados mostram que a utilização de veículos elétricos reduz as emissões e os custos de transporte, destacando a importância de sua utilização para combater as emissões de veículos e garantir um futuro sustentável. Algumas limitações são destacadas, como a falta de modelos de alguns veículos elétricos, como o caminhão, que por falta de dados não foram incluídos no estudo. Como trabalhos futuros pretende-se ampliar os modelos de geração de energia através de placas solares e também desenvolver modelos menos amplos e mais focados a diferentes situações.por
dc.contributor.advisor1Simonetto, Eugênio de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1853313255345200por
dc.contributor.referee1Castro, Hélio
dc.contributor.referee2Dalmolin, Luiz Cláudio
dc.contributor.referee3Lehnhart, Eliete dos Reis
dc.contributor.referee4Gregori, Roberto de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943217673304581por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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