dc.creator | Cunha, Jaqueline Sabrini Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T15:32:19Z | |
dc.date.available | 2023-07-12T15:32:19Z | |
dc.date.issued | 2023-04-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29676 | |
dc.description.abstract | With the popularization of internet access, we see in the use of network technologies an opportunity for the development of tools that contribute to the minimization of societal problems, including educational issues. In this context, several initiatives focusing on collaboration among individuals have gained momentum. The present study, conducted in the Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), specifically in the research line of Management of Networked Educational Technologies, focuses on the establishment of a collaborative network in education called Suricato – Educação Colaborativa. Its main goal is to bring together the community and public schools, creating possibilities for the construction of diverse knowledge. The research seeks to answer the following problem statement: What are the challenges and possibilities of the collaborative network Suricato - Educação Colaborativa, which, with the support of the community, aims to provide relevant pedagogical activities to students in public schools for their educational development? The research adopts a qualitative approach and employs the case study as the main methodological procedure. As main results, we identified that the Suricato – Educação Colaborativa project can be an important ally in bridging the gap between the community and public schools since students, school administrators, and volunteers from the three participating schools expressed highly positive perceptions about the implemented actions. Furthermore, schools and volunteers involved in the experiences demonstrated an interest in continuing the initiated partnership, which reinforces their satisfaction with the conducted activities. Despite facing some challenges such as the COVID-19 pandemic, limitations of the Wix platform, and slow communication in some schools, we identified that this project has significant growth potential (involving additional schools, volunteers, and themes) and is highly scalable, capable of being replicated in other educational contexts. We observed that, with the support of the community, it was possible to create diverse learning opportunities for students in partner schools. Moreover, we emphasize that even after the data collection phase, new opportunities for involvement continued to arise organically within the collaborative network. This reinforces the need for project continuity, which can significantly strengthen education in micro and macro contexts in the long run. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Redes colaborativas em educação | por |
dc.subject | Tecnologias educacionais em rede | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Collaborative networks in education | eng |
dc.subject | Networked educational technologies | eng |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.subject | Public schools | eng |
dc.title | Suricato - Educação Colaborativa: uma proposta de rede colaborativa para apoio à educação básica | por |
dc.title.alternative | Suricato - Educação Colaborativa: a collaborative network proposal for supporting basic education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Com a popularização do acesso à internet, vemos no uso das tecnologias em rede uma oportunidade para desenvolvimento de ferramentas que contribuam para a minimização de problemas da sociedade, incluindo os problemas educacionais. Neste contexto, diversas iniciativas com foco na colaboração entre indivíduos têm ganhado força. O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, possui como temática principal a constituição de uma rede colaborativa em educação, chamada Suricato – Educação Colaborativa, cujo intuito principal é aproximar comunidade e escolas públicas, criando possibilidades para construção de diferentes saberes. Busca-se responder a seguinte questão-problema: Quais os desafios e possibilidades da rede colaborativa Suricato - Educação Colaborativa que, com o apoio da comunidade, busca proporcionar aos estudantes de escolas públicas atividades pedagógicas relevantes para sua formação? A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, e adota o estudo de caso como principal procedimento metodológico. Como principais resultados, identificamos que o projeto Suricato – Educação Colaborativa pode ser um importante aliado na aproximação entre comunidade e escolas públicas, pois, estudantes, gestores escolares e voluntários das três escolas atendidas, registraram percepções muito positivas sobre as ações desenvolvidas. Além disso, escolas e voluntários que participaram das experiências, demonstraram interesse em dar continuidade à parceria iniciada, o que reforça a satisfação com as ações realizadas. Mesmo enfrentando alguns desafios, como a pandemia de Covid-19, as limitações da plataforma Wix e a comunicação lenta em algumas escolas, identificamos que este é um projeto com grande potencial de crescimento (englobando outras escolas, voluntários e temáticas) e altamente escalável, podendo ser replicado em outros contextos educacionais. Observamos que, com o apoio da comunidade, foi possível criar diferentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes das escolas parceiras. Além disso, ressaltamos que, mesmo após a finalização da coleta de dados, novas oportunidades de atuação continuaram surgindo, de forma orgânica, dentro da rede colaborativa. Isso reforça a necessidade de continuidade do projeto, que, a longo prazo, pode fortalecer significativamente a educação, em micro e macro contextos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Karla Marques da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3301494042964760 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.referee1 | Pavão, Ana Cláudia Oliveira | |
dc.contributor.referee2 | Bulegon, Ana Marli | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6701624055523327 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |