Estudo de caso sobre a educação ambiental nas escolas do meio rural, em Santana do Livramento/RS
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Data
2023-05-29Primeiro membro da banca
Germani, Alessandra Regina Muller
Segundo membro da banca
Flores, Carmen Rejane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Tendo em vista a importância da Educação Ambiental como forma de amenizar as consequências negativas relacionadas à mudança climática, foi instituída a Resolução nº 363 de 2021, pela Comissão Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (RS). Nesta, estão dispostas as diretrizes curriculares para a educação ambiental no RS. A educação possui um papel transformador na sociedade, em que a educação do campo busca a valorização dos saberes tradicionais e a luta contra a hegemonia imposta pelo sistema capitalista atual. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi identificar qual macrotendência principal de educação ambiental está sendo desenvolvida em oito escolas rurais de Santana do Livramento/RS. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório em oito escolas do meio rural do município de Santana do Livramento (RS), por meio de entrevistas e análise dos Projetos políticos pedagógicos de cada uma das escolas. Após, foi feita uma análise de conteúdo da transcrição das entrevistas e análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas. Nos PPPs das escolas, foram encontrados princípios e conceitos da macrotendência de educação ambiental crítica, entretanto as práticas voltadas para a educação ambiental foram predominantemente conservadoras e pragmáticas.
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