Inovação na educação: autoralidade do aprendiz em uma plataforma educacional
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Data
2023-05-24Primeiro membro da banca
Pereira, Breno Augusto Diniz
Segundo membro da banca
Demo, Pedro
Metadata
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A investigação problematiza a inovação no contexto de uma Plataforma Educacional. O objetivo da pesquisa é analisar se a Plataforma Educacional, na percepção de especialistas, possibilita práticas pedagógicas inovadoras que promovam a autoralidade dos estudantes, conforme a perspectiva do paradigma da aprendizagem. O potencial humano está no âmago do processo de inovação, e os sistemas educacionais têm a responsabilidade crucial de nutrir e desenvolver as capacidades e as possibilidades inovadoras dos sujeitos (ISCHINGER, 2010). É fundamental entender que o processo inovador é orientado pelas habilidades, conhecimentos e atitudes de cada indivíduo, sendo papel da educação potencializar esse conjunto de competências. Isso é possível através do educar pela/para a pesquisa, no qual, dentre seus princípios, estão a autoralidade, autenticidade e protagonismo do estudante, garantidos no paradigma da aprendizagem (DEMO, 2018; 2021). A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa de campo e caracteriza-se por ser exploratória. A coleta foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com doze profissionais da educação, denominados Especialistas, a fim de analisar se a Plataforma Educacional (AVA), que possui ferramentas digitais, possibilita inovar as relações no processo de aprendizagem. Os resultados demonstraram que, na compreensão dos Especialistas, a Plataforma é um instrumento mediador de inovação, pois possibilita espaços capazes de promover aprendizagens, porém, entendem que ela, por si só, não produz inovação. Eles revelam em suas percepções, que a Plataforma foi construída a partir de uma lógica de aprendizagem, que promove a autoralidade e o protagonismo responsável dos aprendizes. Pretende-se, com a pesquisa, contribuir para as discussões a respeito das inovações educacionais ocasionadas por meio das TDICs conforme o Paradigma da Aprendizagem. Ainda pode fornecer parâmetros de análise a Plataformas Educacionais a serem implementadas em sistemas públicos e privados de educação, seguindo a Política Nacional de Educação Digital (PNED), (BRASIL, 2023).
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